Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

SARDINHAS EM CONSERVA E VINHO COMEMORATIVO 900 ANOS PONTE DE LIMA – CRÓNICA DE TITO DE MORAIS

Embaixador do Brasil e Presidente Ponte de Lima.jpg

Os 900 anos da fundação do município de Ponte de Lima através da carta de Foral da Rainha D. Teresa a 4 de Março de 1125, motivaram algumas edições limitadas de produtos de afirmação da nossa terra no país e no mundo.

Para além da cunhagem de moedas em ouro, prata e níquel, medalha e alguns outros artigos de merchandising, também outros mais de singularidade no marketing surgiram por iniciativa da autarquia.

Assim, reportamo-nos hoje a duas outras interessantes recordações lançadas por ocasião da efeméride.

Referimo-nos à produção de conservas de sardinhas portuguesas em azeite virgem extra, uma decisão da renomada Ramirez, com sede em Matosinhos e associada da Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro, liderada pelo nosso conterrâneo e amigo, António Montenegro Fiúza.

A embalagem da latinha com peso líquido de 125 gramas é ilustrada com o ícone Pontelimense: a ponte  romano – gótica, construção dos séculos I e II, e do século XIV, respectivamente , e a Igreja de Santo António da Torre Velha, levantada entre 1804/14, sob  a antiga ermida de Nª Sª da Esperança .

Mas, também na sessão oficial que decorreu no palacete Villa Moraes, agora o local de actos solenes do nosso município, foi apresentado um vinho a assinalar os 900 anos do concelho; trata-se de um Loureiro produzido por parceria da Adega Cooperativa local com o Lethes, empresa com sede na Quinta da Fonte da Pia ou de Vilar, freguesia de Arcozelo, unidade agrícola fundada pelos fins do século XVI ou já inícios do seguinte por Gaspar Pires Machado, um benfeitor da Misericórdia de Ponte de Lima.

As lembranças municipais integraram as bagagens de regresso das delegações oficiais parceiras nas áreas da cultura, desporto e economia de Ponte de Lima, localizadas em Espanha, França, Brasil e China, com destaque para a presença do embaixador do país – irmão em Portugal, Raimundo Carreiro.

Sardinha 900 anos Ponte de Lima.jpg