SÃO JOÃO DE BRAGA DESFILOU AS SUAS TRADIÇÕES
O São João de Braga apresentou-se, mais uma vez, como palco de excelência das tradições folclóricas: os grupos cantaram, dançaram e encantaram!
Um momento de celebração dos usos e costumes das gentes do Minho e São João de Braga, que contou com diversos quadros organizados pelos grupos folclóricos do concelho, aos quais se juntaram carros alegóricos.
Um realce muito especial para o traje de capotilha, considerado o ex-líbris dos trajes tradicionais da região de Braga.
O Traje do Vale do Cávado, Romeira ou Capotilha (característico da cidade de Braga) é composto pelos seguintes elementos:
Véu branco em cambraia ou tule bordado; Camisa de linho, bordada a branco, no peito, ombros e punhos com gola de renda.
Colete preto bordado; Capotilha em vermelho vivo para as moças e azul escuro ou preto para as casadas e mais idosas; guarnecidas de veludo, cordões, cetim e vidrilhos, com grandes pontas traçadas sobre o peito (para o lado esquerdo), presa nas ancas e atada na zona lombar.
Saia preta bordada em veludo e vidrilhos; Avental tecido em cores vivas, com tirados de lã, debruados a veludo; “Lenço de pedidos” na cintura do lado direito.
Meias brancas, rendadas, de linho ou algodão; Chinelas pretas com pespontos brancos; Enfeites em ouro no peito e brincos nas orelhas.
Inácio Ferreira
Grupo Folclórico Dr. Gonçalo Sampaio – Braga