SANTO TIRSO DANÇA NA AMADORA
Grupo Etnográfico de S. Paio de Guimarei representou hoje Santo Tirso no IV Festival de Folclore organizado pelo Rancho Folclórico Alegria Do Minho (Assorpim), na cidade da Amadora.
A localidade de Santo Tirso, limitada a norte pelos concelhos de Guimarães, Vizela e Famalicão, é parte integrante da região geo-etnográfica que corresponde à antiga Comarca d’Entre-o-Douro-e-Minho uma vez que a província do Douro Litoral não passa de uma criação artificial concebida ao tempo do Estado Novo
Deve Santo Tirso o seu nome a Turiaco, divindade celta que representava o poder e era venerado pelos gróvios, povo que habitou toda a região de Entre.o-Douro-e-Minho antes da ocupação romana.
Além do Grupo Etnográfico de S. Paio de Guimarei – Santo Tirso, participaram no evento o Rancho Folclórico do Centro Desportivo e Cultural de Outeiro e o Grupo Etnográfico de São Lourenço da Montaria, ambos de Viana do Castelo, e ainda o Rancho Folclórico da Casa do Minho em Lisboa e o anfitrião Rancho Folclórico Alegria Do Minho (Assorpim), sediado na Amadora.