Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

RUSGA DE SÃO VICENTE DE BRAGA REPRESENTA PORTUGAL NO FESTIVAL INTERNACIONAL DE FOLCLORE QUE SE REALIZA EM ESPANHA

A Rusga de São Vicente de Braga - Grupo Etnográfico do Baixo Minho foi uma vez mais chamada a representar Portugal, num Festival Internacional de Folclore, com a chancela do Comité Internacional Organizador de Festivais Folclóricos  CIOFF (Unesco).

rsvb-espa.jpg

Desta vez, a Rusga levará as tradições etnográficas, ao nível da dança, canto e a riqueza do trajar popular minhoto, até às terras de Lugo em Espanha, para participar na "XXXVIII Mostra Folkórica Internacional de Viveiro".

A edição deste ano, que decorrerá entre os dias 5 a 7, do próximo mês de agosto, contará com a participação de 6 países convidados; Argentina, Bolívia, Servia, Polónia, Portugal e Eslováquia. A Espanha, país anfitrião, estará representada com grupos oriundos de Sevilha, Múrcia e da própria Galiza, para além do grupo organizador, "Associação Bágoas da Terra", Viveiro.

rsvb-espa (2).jpg

Ao longo das 37 edições do Festival já levadas a efeito, pela "Plaza Mayor", passaram mais de 200 agrupamentos ou academias  folclóricas, oriundos dos 4 cantos do mundo.

Estes festivais internacionais de folclore do CIOFF, têm por objetivo, por um lado, estabelecer a cooperação e a solidariedade entre os seus membros, no âmbito da organização e participação em Festivais Internacionais de Folclore e, por outro, visa estabelecer pontes de contato entre diferentes grupos, que tem por missão; a preservação e divulgação das artes e cultura popular tradicional dos países e/ou regiões de proveniência.

rsvb-espa (3).jpg

rsvb-espa (4).jpg

rsvb-espa (5).jpg