RUSGA DE S. VICENTE DE BRAGA EXPÕE “ALMINHAS – UM PATRIMÓNIO A DESCOBRIR!”
‘Alerta, alerta, A vida é curta e a morte é certa.’
“ALMINHAS – um património a descobrir!”, é mais uma produção expositiva, que a Rusga de São Vicente de Braga - Grupo Etnográfico do Baixo Minho leva a efeito, desta vez no salão de exposições do Palácio do Raio em Braga, de 10 de novembro até 07 de dezembro de 2024.
Esta terceira exposição sobre ALMINHAS (sendo a primeira intitulada “Alminhas de lá, patrimónios de cá”), insere-se no ‘Projeto Alminhas’ iniciado no ano de 2012, que visa recolher, investigar, divulgar e promover os diferentes patrimónios (material e imaterial) inerentes à temática, junto dos diferentes públicos.
Assim, entendemos que esta mostra não pode nem deve ser considerada um fim em si mesma, mas antes, um ponto de partida para novos estudos/investigações, provocar um outro olhar, e, consequentemente, uma outra sensibilidade, quer por parte das instituições de direito, quer por parte das populações herdeiras deste significativo espólio/património.
Tal como alguns dos nichos de ALMINHAS se encontram nos caminhos e encruzilhadas, percorramos e entrecruzemo-nos nós também na busca, na observação, contemplação e fruição, destas dádivas patrimoniais herdadas, que a todos nós cabe a responsabilidade de salvaguardar e promover.
Por outro lado, pretende-se também que este projeto expositivo se torna na ‘rampa de lançamento’ do livro sobre ‘ALMINHAS’, a ser lançado oportunamente.