“ROUPA VELHA” VAI NO NATAL À MESA DAS FAMÍLIAS MINHOTAS
“Roupa Velha” é um prato tipicamente minhoto. Trata-se do aproveitamento das sobras do bacalhau da consoada que vai à mesa antes de ser servido o perú ou o cabrito assado. Regado com um fio de azeite e com um sabor a alho picado, este prato faz as delícias dos comensais.
A receita é simples. Para 2 ou 3 pessoas, bastam 2 postas de bacalhau, 2 batatas, 2 dentes de alho, 2 ovos cozidos, 6 folhas de couve, pimenta preta moída e um pouco de sal. Pode acrescentar-se algumas azeitonas. Depois de limpas as peles do bacalhau e retiradas as espinhas deve ser lasqueado. Juntam-se as couves cortadas e as batatas em pedaços. Levam-se ao lume os alhos picados em azeite e, quando aqueles alourarem, junta-se o bacalhau, a couve e as batatas, deixando refogar, após o que seacrescentam os ovos.
A designação de “Roupa Velha” está naturalmente associado ao seu aspecto mas também ao facto de ser uma espécie de “remendo” aplicado a um fato já usado, neste caso um prato que foi servido no dia anterior. Evitando o desperdício, este prato da nossa cozinha tradicional oferece um paladar inconfundível e muito apreciado.
Foto: https://www.mulherportuguesa.com/