Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

REVITAGRI VAI RECUPERAR A DOP DO MEL DAS TERRAS ALTAS DO MINHO

Os territórios do interior necessitam de potencializar todos os recursos de maneira a garantir o nível de vida necessário a todos aqueles que pretendam optar por cá residir.

ESA-PONTE-LIMA.png

Nas Terras Altas do Minho, produz-se um mel com qualidades únicas  específicas que importa proteger e potencializar a sua produção, garantindo a subsistência das pessoas e aumentando assim os benefícios que o setor traz para o equilíbrio dos ecossistemas, num momento em que a abelha é considerada o animal mais importante do planeta.

Com o objetivo de ajudar a revitalizar e potencializar o setor, o Projeto Revitagri - PNPG realizará dois Workshops na fileira do mel, para os quais convidamos vossas excelências a estarem presentes:

1 de fevereiro - 14h - Auditório da Casa da Cultura de Ponte da Barca

"A DOP do Mel das Terras Altas do Minho"

Esta sessão, conta com: 

Eng. Carlos Batista - Fundador da DOP do Mel das Terras Altas do Minho

Engª. Carla Alves - Presidente da DRAPN

Eng. Alfredo Marques - Presidente da APICAVE

8 de fevereiro - 14h - Auditório da Câmara Municipal de Terras de Bouro

"Certificação e Rotulagem do Mel e seus derivados"

(cartazes em anexo)

Este projeto visa uma clara transferência de conhecimento de uma entidade do sistema científico e tecnológico (IPVC) para os atores locais do PNPG, mais concretamente para as empresas ligadas ao agronegócio, tendo sempre como metas a capacitação dos agentes locais, a valorização dos recursos endógenos do PNPG e o acréscimo de valor a estes recursos.

 Mapear e caracterizar o Agronegócio no PNPG, numa plataforma acessível e atualizada, facilitando o acesso à informação da fileira, permitindo um conhecimento de debilidades e potencialidades técnicas e de mercado é um dos objetivos do RevitAGRI-PNPG. A descrição do projeto, cujo documento se anexa, identifica todas as linhas orientadoras.

A coordenação do projeto está afeta à Escola Superior Agrária do IPVC estando também integrada nesta candidatura a Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana.

Capturarmelvia1.PNG

Capturarmelvi2.PNG

Capturarmelvi3.PNG