Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

RÉPLICA 3.1 FAZ ESTREMECER FAMALICÃO

CLOSE-UP – Observatório de Cinema com mais propostas

Este mês, a cidade de Vila Nova de Famalicão será abalada por uma réplica de intensidade 3.1 na escala cinematográfica aberta, seguida de tsunami cultural. Trata-se da primeira réplica do terceiro episódio do CLOSE-UP – Observatório de Cinema de Vila Nova de Famalicão que se realizará nos dias 19 e 22 de janeiro, na Casa das Artes.

image001.jpg

Recorde-se que entre 13 e 20 de outubro, em vários espaços da Casa das Artes, projetou-se o terceiro episódio do CLOSE-UP – Observatório de Cinema de Famalicão, com 40 sessões comentadas, sob o mote do Lugar, cruzando cinema contemporâneo com trilhos pela história do Cinema (ver www.closeup.pt).

Agora, nos dias 19 e 22 de janeiro, serão apresentadas, como a primeira réplica do episódio, quatro sessões, com propostas para as escolas e para o público geral.

Para o público geral, continuamos a percorrer lugares, no cruzamento da curta A VER O MAR – destaque para a presenças dos realizadores – com a longa COLUMBUS, documentário e ficção, pessoas e personagens em diálogo com paisagens marítimas e cenário urbano; voltamos à secção Infância e Juventude, com uma das bandeiras da nova vaga japonesa, a segunda longa de Nagisa Oshima, CONTOS CRUÉIS DA JUVENTUDE, a dar corpo ao desencanto da juventude japonesa no pós-guerra.

Já para o público escolar, a mitologia celta da Irlanda na animação A CANÇÃO DO MAR é dirigida para alunos dos 1.º e 2.º ciclos; o humanismo do finlandês Aki Kaurismäki, com a crise dos refugiados na ordem do dia, em O OUTRO LADO DA ESPERANÇA, está apontada para os alunos do 3.º ciclo e do secundário.

Programação

19.Jan – 15h00 – Pequeno Auditório – COLUMBUS de Kogonada + A VER O MAR de Ana Oliveira, André Puertas e Sara Santos (secção O Lugar), com a presença dos realizadores de A Ver o Mar

19.Jan – 18h00 – Pequeno Auditório – CONTOS CRUÉIS DA JUVENTUDE de Nagisa Oshima (secção Infância e Juventude)

22.Jan – 10h00 – Grande Auditório – O OUTRO LADO DA ESPERANÇA de Aki Kaurismäki - sessão para escolas (3.º ciclo e secundário)

22.Jan – 15h00 – Grande Auditório – A CANÇÃO DO MAR de Tomm Moore (versão portuguesa) - sessão para escolas (1.º e 2.º ciclo)

Atenção: As inscrições para escolas terminam a 16 de Janeiro

A Canção do Mar (1).jpg

A Ver o Mar (1).jpg

Columbus (1).jpg

Contos Cruéis da Juventude.jpg

image002.jpg

O Outro Lado da Esperança (1).jpg