Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

RALLY DE PORTUGAL NO CORAÇÃO DA CIDADE DE BRAGA

«Braga recebe um dos mais espectaculares momentos do Rally de Portugal»

A Cidade de Braga irá receber, em Maio do próximo ano, e após 30 anos de ausência, um dos mais importantes e mediáticos momentos do Rally de Portugal, prova do Campeonato do Mundo de Ralis, com o Braga Street Stage a coroar a prova raínha do WRC em Portugal.

Centro Histórico.jpg

O Centro Histórico da Cidade de Braga receberá a “classificativa espectáculo” do Rali de Portugal, naquela que será uma das mais emblemáticas Super Especiais de sempre.

Esta "Super Especial” será realizada, estrategicamente, em pleno coração da Cidade.

Para Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, “este é um evento que a Câmara Municipal de Braga está a preparar cuidadosa e detalhadamente com o Automóvel Clube de Portugal há meses” explicou, adiantando a definição estratégica da escolha da localização desta “Super Especial”.

“A realização desta prova, que é transmitida para todo o mundo e que chegará a mais de 70 milhões de espectadores, não se poderia realizar noutro local que não no nosso centro histórico. Mostraremos o que de melhor Braga tem e contribuiremos desta forma para a procura e promoção turística da Cidade e da marca Braga, num evento único, de alcance global. Quantos de nós poderemos, desde já, vislumbrar imagens como a milenar Sé de Braga, ou o belíssimo Arco da Porta Nova, símbolos maiores de uma Cidade histórica, como pano de fundo de um dos mais importantes, imponentes e mediáticos eventos desportivos transmitido para todo o planeta. Em suma, teremos o Mundo a olhar para nós. Braga será o centro de todas as atenções”, explicou o Autarca.

Braga assume-se, desde já, como a principal novidade do calendário anual da prova portuguesa do WRC (World Rally Championship). Em 2017, o Rally de Portugal cumpre 50 anos, estando a ser trabalhadas várias iniciativas comemorativas da data.

A 19 de Maio de 2017 será discutida no centro histórico da cidade de Braga, uma super especial composta por uma extensão aproximada de 1,9 km, disputados em dupla passagem num formato «Street Stage».

O “Braga Street Stage” será disputado ao final da tarde do dia 19, decorrendo os reconhecimentos a meio do dia com utilização dos veículos de competição. O intervalo entre os reconhecimentos e a prova será preenchido com várias animações, entre as quais uma competição destinada a veículos clássicos desportivos.

A operação implicará a montagem de um verdadeiro circuito urbano no coração da Cidade. Para que os constrangimentos inerentes à passagem desta “especial” pelo Centro Histórico de Braga sejam reduzidos ao mínimo indispensável o Município de Braga tem vindo a trabalhar afincadamente com inúmeras entidades, entre elas a Câmara Municipal do Porto, que tem dado todo o apoio ao Município de Braga, bem como com as forças de segurança, no sentido de estudar cuidadosa e meticulosamente todas as opções a tomar.

Um estudo realizado pelo Centro Internacional de Investigação em Território e Turismo da Universidade do Algarve, em parceria com a Universidade do Minho, revela que a despesa directa total gerada pelo WRC Vodafone Rally de Portugal na economia do turismo do Porto e Norte de Portugal, assegurada por adeptos e equipas, atingiu mais de 65 milhões de euros em edições anteriores.

Além deste valor directo, a audiência acumulada da prova foi estimada em mais de 73 milhões de espectadores, que geraram um impacto adicional indirecto superior a 62 milhões de euros, dando assim origem a um volume total de mais de 127 milhões de euros de retorno para a economia do turismo e imagem do destino.

Também por isto, Braga voltará a ser o centro das atenções mundiais. 

DSCF3500.jpg

pedroalmeida4f_5184_hd.jpg

sss1_2.jpg

start026_1500.jpg

start027_1500.jpg

start034_1500.jpg