Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

QUINTA PEDAGÓGICA EM BRAGA ESTÁ DOTADA DE EQUIPAMENTO PARA HIPISMO

Picadeiro permitirá a implementação da hidroterapia

O Município de Braga vai avançar com a construção de um picadeiro na Quinta Pedagógica. O projecto foi apresentado hoje, 22 de Janeiro, dia em que este equipamento municipal cumpre o seu 14.º aniversário.

CMB22012018SERGIOFREITAS00000010726

Com cerca de 450 m2, o picadeiro vai permitir a implementação de um serviço de hidroterapia na Quinta Pedagógica que, nos últimos quatro anos, viveu um período de afirmação e crescimento sustentável. “Este é um equipamento de referência a nível nacional e queremos continuar neste caminho de consolidação”, salientou Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga.

O projecto do picadeiro, que representa um investimento de cerca de 250 mil euros, será lançado a concurso no final de Fevereiro, estimando-se a sua conclusão durante o primeiro trimestre de 2019.

CMB22012018SERGIOFREITAS00000010713

Em 2017 a Quinta Pedagógica de Braga voltou a bater novos recordes, ultrapassando a meta dos 41 mil visitantes, mais 13 por cento em relação ao ano anterior. “Para chegarmos a estes números muito contribuiu a criação de novas actividades e valências direccionadas para todo o tipo de públicos, desde os mais idosos até aos mais novos, passando pelos cidadãos com necessidades especiais”, sustentou Ricardo Rio, considerando a Quinta Pedagógico um “marco distintivo na vida da Cidade”.

Ao longo dos últimos anos foram realizadas diversas intervenções que permitiram dotar o espaço das melhores condições para acolher os visitantes e diversificar a oferta. “Queremos fazer deste espaço uma referência a nível formativo, lúdico, terapêutico e inclusivo, não esquecendo a sua promoção turística”, rematou o Edil.

A par da criação do picadeiro e da expansão da Quinta Pedagógica, Altino Bessa, vereador do Ambiente, acredita que o desafio passa por promover o espaço em termos turísticos, sem nunca perder a sua identidade original. “Acreditamos que o turismo de experimentação poderá ser uma ferramenta para impulsionar e destacar a Quinta que é, actualmente, uma das duas quintas pedagógicas certificadas do país”, referiu o vereador.

A comemoração do 14.º aniversário da Quinta Pedagógica contou com a presença de centenas de crianças das EB1 de Frossos e S. Pedro d’Este, da Fundação Vieira Gomes, da Associação S. José, utentes da APBC, do Fundo Social dos Funcionários do Município e do grupo de cavaquinhos do Banco Local de Voluntariado.

CMB22012018SERGIOFREITAS00000010710

CMB22012018SERGIOFREITAS00000010712