Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

QUEM É ROLEIRA MARINHO – FIGURA INCONTORNÁVEL DO DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO DO ALTO MINHO – E DESDE SEMPRE APOIANTE DO REGIONALISMO DOS MINHOTOS EM LISBOA?

O cerveirense Roleira Marinho foi uma das personalidades que, como deputado e governador civil do Distrito de Viana do Castelo, mais pugnou pelo desenvolvimento da nossa região. E jamais esqueceu o papel desempenhado pelas associações regionalistas minhotas instaladas na capital, mormente a Casa do Minho e a Casa do Concelho de Ponte de Lima. Esquecê-lo seria uma manifesta ingratidão de que jamais queremos ser sujeitos.

31576163_1912737498759599_7458001286898647040_n.jpg

Conhecemos pessoalmente Roleira Marinho quando, em 1995, lhe formulámos convite a que gentilmente anuiu, a fim de proferir uma palestra acerca da “Regionalização”, que teve lugar na Casa do Concelho de Ponte de Lima, em Lisboa.

Por tudo quanto fez pela nossa região, Roleira Marinho é bem merecedor de pública homenagem que deveria congregar todos os minhotos em geral e as instituições do Distrito de Viana do Castelo em particular. Fica, pois, aqui o repto para que jamais se esqueçam os filhos mais diletos da nossa terra.

Para a generalidade dos minhotos, o seu nome dispensa apresentações. Porém, como o tempo passa, importa que se dê a conhecer às novas gerações aqueles que dedicaram toda a sua vida e labor à terra que amamos – o Minho!

António Roleira Marinho de seu nome completo era funcionário bancário. Vive em Campos, no concelho de Vila Nova de Cerveira, terra onde nasceu em 1942 e à qual dedica o seu mais profundo dos afectos.

É actualmente Presidente do Centro de Cultura de Campos e sócio fundador; membro da Comissão para os Assuntos Económicos da Igreja de Campos;.Presidente da Assembleia Geral da UNISENIOR- Universidade Sénior de V. N. Cerveira (2005/2007 e 2007/2009 e 2009/2011 e 2011/2013/ e 2013/2015/ e 2015/2017 e 2017/2019 e 2019/2021) e sócio fundador.

Desempenhou os cargos de Deputado à Assembleia Constituinte; Deputado à Assembleia da República nas II, III, IV, V, VI, VII Legislaturas, com suspensão de mandato nas V e VI Legislaturas para exercer o cargo de Governador Civil de Viana do Castelo.

Foi Governador Civil de Viana do Castelo de 18/05/89 a 26/07/91 e de 16/12/91 a 02/08/95; Presidente da Assembleia Distrital de Viana do Castelo (1989/91), enquanto Governador Civil de Viana do Castelo; Presidente do Serviço Distrital de Protecção Civil (inerente ao cargo de Governador Civil): Presidente da Comissão Distrital de Segurança Rodoviária (inerente ao cargo de Governador Civil); Presidente da Comissão Distrital de Luta contra a Sida (inerente ao cargo de Governador Civil); Vereador da Câmara Municipal de V. Cerveira (1976/79- 1979/1982- 1982/85- 1985/89. Membro da Assembleia Municipal de V. N. Cerveira; (coordenador Grupo do PSD); membro da Assembleia Intermunicipal do Minho Lima (CIM), sendo coordenador do Grupo do PSD; membro do Lions Clube de V. N. Cerveira (sócio fundador).

Foi Vice- Secretário da Mesa da Assembleia da República na III Legislatura; Vogal da Comissão Política Distrital do PSD de Viana do Castelo 1982/87; Presidente da Assembleia Distrital do PSD de Viana do Castelo de 1987 a 1999; Presidente da Secção Concelhia do PSD de V. N. Cerveira de 1975/91; Delegado aos Congressos do PSD do 1.º ao 18.º; Membro das seguintes Comissões Parlamentares ao longo das Legislaturas:  da Administração do Território, Poder Local e Ambiente (sendo coordenador do Grupo de Deputados do PSD); Regimento e Mandatos; Agricultura e Pescas (sendo Vice- Coordenador do Grupo de Deputados do PSD); da Defesa Nacional; da Valorização do Património da A. R.; e Comissões  Eventuais para “Acompanhamento da situação em Timor Leste”; “Luso- Brasileira para as Comemorações dos 500 anos da Descoberta do Brasil”; e “eventual para as comemorações  dos 75 anos da Constituição de 1911”.

Foi membro da Delegação de Deputados que acompanhou os trabalhos dos “Estados Gerais do Poder Local no Conselho da Europa”, em Turim – Itália, no período da III Legislatura. Foi também membro integrante da Comissão que acompanhou o Presidente da Assembleia da República à União Soviética (1987); membro do Grupo de Deputados que acompanhou as visitas do Presidente da República à Venezuela; e membro do Grupo de Deputados que acompanhou o Presidente da República à Eslovénia e à Hungria.

Além destes, desempenhou ainda o cargos de Presidente da Direcção da Associação Desportiva de Campos (1975/77); Presidente da Assembleia Geral da Associação Desportiva de Campos (1977/81) e sócio fundador; Presidente da Assembleia Geral da Rádio Cultural de Cerveira (1987/91) e sócio fundador; Delegado Sindical; Sócio do Sindicato Bancários do Norte e diversas vezes Delegado ao Congresso dos Bancários do Norte; Delegado da Comissão de Trabalhadores do BBI em diversos mandatos; Oficial Miliciano (Tenente) da Força Aérea Portuguesa, com o curso da Manutenção de Material Terrestre e o Curso Básico de Pilotagem; membro da Associação para a Amizade e Cooperação Portugal/Brasil (sócio fundador); membro do Instituto de Desenvolvimento das Ciências Humanas (sócio fundador); e Presidente do Conselho Geral da Casa do Minho em Lisboa.

Foi Presidente do Lions Clube de V. N. Cerveira 2003/4 do qual é sócio fundador; Membro do Conselho de Opinião da RDP 2002/04.

Recebeu a condecoração da Cruz de Agradecimento 1.ª Classe (Grau Ouro), do Corpo Nacional de Escutas e o Louvor Público de Sua Excelência o Senhor Ministro da Administração Interna, de 27/10/95, pelo desempenho das funções de Governador Civil.

Reconhecido como Deputado Honorário, por deliberação da Assembleia da República de 31/03/16.

É Sócio de Honra da UMATI (Universidade Minhota do Autodidacta e da Terceira Idade); Sócio de Mérito do Sport Clube Vianense; Sócio de Mérito da Casa do Minho do Rio de Janeiro; sócio Honorário da Casa do Minho em Lisboa.

Colabora com diversos Jornais Locais e Regionais e é autor do opúsculo sobre Regionalização, editado pela Casa de Ponte de Lima- Lisboa 1995.

Os cerveirenses e os minhotos em geral – incluindo os regionalistas em Lisboa! – jamais deverão reconhecer o tributo prestado por Roleira Marinho em prol da nossa região!