Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

QUEM É MELÂNIA GOMES, A ATRIZ QUE SE TORNOU NUM DOS ÍCONES DE VIANA DO CASTELO?

A conhecida atriz Melânia Gomes é já um dos ícones de Viana do Castelo, terra com a qual plenamente se identifica. Não é vianense de nascimento – nasceu em Tomar em 1 de Outubro de 1984 – mas é vianense de alma e coração. Mudou-se para Viana do Castelo quando ainda era criança. E, depressa se apaixonou por esta terra, da mesma forma que é amada pelos vianenses e minhotos em geral que se deixam cativar pela sua transbordante simpatia bem expressa no seu sorriso franco.

IMG_1717

Desde muito tenra idade se seduziu pelo teatro, começando a representar na Companhia de Teatro "O Trapo", grupo de teatro amador, sob a direcção de Lucílio Valdez e Dantas Lima, em Viana do Castelo. Chega a fazer uma tourné à Madeira, com “O Velho da Horta” de Gil Vicente. Na escola, escreve e encena peças, que chegam a ser gravadas em estúdio. Organiza eventos, declama poesia, sempre muito activa e interveniente na sua escola e comunidade.

Na escola, escreve e encena peças, que chegam a ser gravadas em estúdio. Organiza eventos, declama poesia, sempre muito activa e interveniente na sua escola e comunidade.

Aos dezoito anos, o sonho em vir a ser atriz leva-a para Lisboa e começa a fazer teatro amador de Revista na Academia de Santo Amaro. Nesse mesmo ano é aceite na audição do Teatro Maria Vitória e em 2003 passa a trabalhar como profissional. Desde então, são inúmeras as peças de teatro em que participa, contracenando com os mais consagrados actores, nomeadamente do teatro de revista à portuguesa.

Do palco do teatro para a televisão foi um salto, participando em numerosas telenovelas. Segue-se o cinema, as dobragens e locuções. Apoia as marchas populares do concelho de Almada e de Lisboa, tendo já sido por várias vezes madrinha da marcha de S. Vicente – o Padroeiro da Cidade de Lisboa!

Mas o coração está em Viana do Castelo e, como não podia deixar de acontecer, Melânia Gomes dá um brilho muito especial com a sua presença à Romaria da Senhora d’Agonia, desfilando como mordoma e acenando ao povo que a saúda com o maior carinho.

- Obrigado, Melânia Gomes!

Foto: José Carlos Vieira

39638052_10217833931026501_7678990836180189184_n