Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

QUEM É JOAQUIM CERQUEIRA DE BRITO, PRESIDENTE DA DIRECÇÃO DA CASA DO CONCELHO DE ARCOS DE VALDEVEZ?

Joaquim Cerqueira de Brito é presentemente um dos mais destacados dirigentes regionalistas em Lisboa. Contando com mais de três décadas de liderança da Casa do Concelho de Arcos de Valdevez – a mais antiga casa regional concelhia em Lisboa – a ele se deve a recuperação da dinâmica desta associação regionalista que ao longo da sua existência atravessou momentos particularmente difíceis.

22449984_1673274646058158_6187582902168074815_n

Em 1973, foi eleito vogal da Direcção da Casa do Concelho de Arcos de Valdevez e, a partir de então, ocupou as mais diversas funções. Em 1987, foi eleito presidente da Direcção, cargo que vem ocupando até à actualidade.

Naquele ano, nascia também em Lisboa a Casa do Concelho de Ponte de Lima, instituição regionalista que à “Casa do Arcos”, como carinhosamente designam os seus associados, deve o apoio e encorajamento que foi dispensado aos seus iniciadores. Espírito fraterno que, aliás, estendeu-se a outras comunidades como os naturais de Ponte da Barca, que ali foram amistosamente acolhidos quando decidiram reunir-se para criar a sua própria associação regionalista.

Ainda, no âmbito da Casa do Concelho de Arcos de Valdevez, acarinhou sempre as iniciativas dos seus associados, o que levou à constituição do seu Rancho Folclórico e ainda do Grupo de Cavaquinhos e da Secção Desportiva que conta com instalações próprias na Freguesia de Marvila.

Joaquim Cerqueira de Brito foi também o principal impulsionador da criação em 2007 da Associação das Casas Regionais de Lisboa (ACRL), da qual além de fundador cumpriu três mandatos consecutivos como Presidente da Direcção, sendo actualmente Presidente da Mesa da Assembleia Geral.

Como dirigente associativo, foi Presidente do Conselho Fiscal do Lusitano Clube da Sé e vogal do Conselho Fiscal do Centro Republicano Almirante Reis.

A nível autárquico, foi membro da Assembleia de Freguesia da Sé, Lisboa, tendo exercido nessa mesma autarquia o cargo de Presidente da Assembleia de Freguesia e dois mandatos como tesoureiro do executivo.

Em 2013, foi eleito para Assembleia da Junta de Freguesia de Marvila onde exerceu as funções de Primeiro-secretário, tendo sido eleito para o executivo em 2015, sendo-lhe atribuídos os pelouros da Cultura e de Tesoureiro. Em 2017, volta a ser eleito para a Junta de Freguesia de Marvila, detendo actualmente os pelouros da Cultura e Desporto, tendo entretanto sido nomeado substituto legal do presidente da Junta de Freguesia.

Joaquim Cerqueira de Brito nasceu na Freguesia de São Jorge, em Arcos de Valdevez. É casado e pai de dois filhos, contando ainda com dois netos na sua descendência.

Em 1965, teve de deixar a sua terra para procurar em Lisboa melhores condições de vida que naqueles tempos difíceis não encontrava na terra que o viu nascer. E, assim, iniciou a sua vida profissional numa casa de pasto situada nas ruas das Portas de Santo Antão até alcançar a sua independência ou seja, passar a trabalhar por conta própria à frente de vários estabelecimentos comerciais. Mas, apesar dos obstáculos que sempre teve a capacidade de transpor ao logo da vida, jamais esqueceu as suas origens e nunca deixou de transmitir uma palavra fraterna a todos os minhotos com quem se cruza, razão pela qual constitui uma das personalidades que merece a maior respeitabilidade entre a comunidade minhota radicada na região de Lisboa.

30412610_1651926791570174_2449845682031296512_n