QUEM AINDA SE LEMBRA DOS TROLEIS DE BRAGA?
Desde 28 de Maio de 1963 até 10 de Setembro de 1979, os troleicarros circularam na cidade de Braga. Eles vieram substituir os antigos eléctricos que acabaram ultrapassados pelos autocarros que o município bracarense adquiriu em 1948.
O trólei – denominação pela qual também é conhecido o troleicarro – teve a sua origem em 1882 na Alemanha quando Ernst Werner von Siemens colocou a circular nos arredores de Berna um veículo que inventou ao qual designou por Elektromote. Porém, só em 1900 foi posto a circular na Exposição Universal de Paris com uma linha experimental.
O trolei é um autocarro movido a electricidade por meio de uma catenária de dois cabos superiores, a partir da qual recebe a energia através de duas hastes. Ao contrário dos carros eléctricos, não circula em carris, o que lhe confere uma maior capacidade de manobra e de contornar obstáculos. Também pode ser incorporada uma bateria ou um motor térmico convencional a fim de lhe conferir maior versatilidade, nomeadamente quando por qualquer motivo deixa de receber energia eléctrica.
É considerado um meio de transporte mais amigo do ambiente pelo que a sua utilização pode vir a estar na ordem do dia nas próximas décadas.
Fonte: Memórias de Braga – Roteiro Histórico e Monumental