Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

QUANDO VAI O MINHO HOMENAGEAR O DR. FRANCISCO SAMPAIO?

O Município de Esposende, a Entidade Regional Turismo do Porto e Norte de Portugal e a Confraria dos Gastrónomos do Minho acabam de ter a iniciativa de prestar conjuntamente uma merecida homenagem àquele que foi durante várias décadas o rosto da divulgação turística da região do Alto Minho – o Dr. Francisco José Torres Sampaio.

Presidente da Região de Turismo do Alto Minho desde 1980, a ele se deve em grande medida a promoção do Minho também nas suas vertentes económica, cultural e paisagística, nomeadamente o seu folclore e o turismo rural.

Conceituado estudioso e defensor da gastronomia tradicional minhota, a sua atividade científica tem sido marcada pelos inúmeros trabalhos que tem produzido na área do turismo, marketing e definição do produto turístico do Alto Minho. Esclareça-se que, neste conceito geográfico, a Região de Turismo do Alto Minho abrangeu, para além dos concelhos do distrito de Viana do Castelo, ainda os de Terras de Bouro, Barcelos e Esposende, no distrito de Braga.

Presença assídua em programas televisivos e em todos os fóruns que poderiam constituir uma oportunidade de promoção turística da nossa região, ela é atualmente em grande medida resultado da estratégia delineada e perseguida pelo Dr. Francisco Sampaio.

Para além da sua atividade como investigador e divulgador das potencialidades turísticas do Minho, integrou desde sempre numerosas instituições da nossa região, mormente do concelho de Caminha onde tem vive, entre as quais se salienta a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora e o Orfeão de Vila Praia de Âncora onde foi coralista e maestro. Tem ainda integrado muitas Comissões de Festas como as de Nossa Senhora da Agonia, em Viana do Castelo, e Nossa Senhora da Bonança, em Vila Praia de Âncora.

O seu trabalho em prol do Minho e do país tem merecido público reconhecimento por parte de inúmeras entidades oficiais das quais destacamos a Secretaria de Estado do Turismo que, em 1996, atribuiu-lhe a Medalha de Mérito Turístico, a Xunta de Galiza com a Medalha de Honra em 2003, a Secretaria de Estado do Turismo com a Medalha de Honra em 2005 e, ainda no mesmo ano, a atribuição da Comenda de Mérito do Presidente da República.

A homenagem ao Dr. Francisco Sampaio a ser prestada conjuntamente pelos vários municípios e outras entidades da nossa região constituirá um gesto de reconhecimento pela importância do trabalho desenvolvido em prol do Minho e um verdadeiro teste à capacidade de convergência de todos os minhotos na defesa dos valores da sua terra!

ManifestaçãoFreguesias 102

A imagem mostra o Dr. Francisco Sampaio, desfilando em Lisboa na avenida da Liberdade, juntamente com milhares de minhotos que ali foram reclamar contra a extinção das freguesias.