Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

PSD DE VILA VERDE DESTACA "ARROJO E DETERMINAÇÃO" DO EXECUTIVO MUNICIPAL NAS GRANDES OPÇÕES DO PLANO E ORÇAMENTO PARA 2020

«São alavancas para um futuro ainda melhor e mais próspero para os seus cidadãos, empresas e investidores que demandam este Concelho de oportunidades» - José Manuel Lopes (Presidente do PSD-Vila Verde)

Na sequência da aprovação das Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2020 do Município de Vila Verde, a Comissão Política da Secção de Vila Verde do PSD vem assinalar o «arrojo e determinação» do Executivo Municipal liderado pelo Dr. António Vilela, «pela capacidade em dar (con)sequência à estratégia de desenvolvimento sustentado, equilibrado e harmonioso do concelho em diferentes domínios».

presidentevverd.jpg

Na óptica do Presidente da Comissão Política, José Manuel Lopes, «o documento apresentado pela maioria social-democrata, que prevê a realização de um investimento global de 39.599.433€, colocará Vila Verde num patamar mais elevado de desenvolvimento».

Nota - citando a maioria PSD no Executivo Municipal - que «coloca o acento tónico no fomento da economia e na promoção do emprego, considerando estes vetores estratégicos para incrementar o povoamento e o dinamismo das 33 freguesias e uniões de freguesias e para que o concelho possa vencer o desafio da competitividade».

José Manuel Lopes vinca que «a equipa liderada pelo Dr. António Vilela tem tido a capacidade e a visão de aproveitar ao máximo as oportunidades decorrentes dos fundos comunitários, mantendo o equilíbrio (com folga) das finanças municipais e lançando – em muitos casos – investimentos com fundos próprios que têm permitido manter Vila Verde na primeira linha de desenvolvimento no contexto nacional».

Vinca «a preocupação permanente que este Executivo tem tido com o bem-estar de toda a população expressa na aposta que será feita na consolidação das acessibilidades - principalmente na mobilidade sustentável, pedonal e ciclável -, na regeneração urbana e no ambiente, canalizando recursos significativos para a ampliação e melhoria de serviços públicos vitais, como o tratamento de águas residuais e o abastecimento de água».

E – prosseguindo – destaca que este documento reflecte ainda a aposta «na modernização e diversificação da atividade educativa e no desenvolvimento cultural, desportivo e recreativo, tendo em vista a construção de um Município apelativo para todas as faixas etárias da população e, particularmente, na perspetiva de oferecer ótimas condições de vida aos mais jovens, potenciando, assim, o crescimento da natalidade e o consequente povoamento do território concelhio».

O líder da Comissão Política do PSD de Vila Verde destaca, de entre o «ambicioso volume de investimentos» expresso no documento, «o investimento na requalificação e modernização das vias de comunicação, muito próximo dos 5 milhões de euros (4 907 317€)».

«Essa era uma prioridade identificada pelo executivo, que – nos últimos anos - planificou e potenciou a concretização de um plano estruturado de renovação e capacitação das vias de comunicação internas, potenciando a mobilidade e qualidade de vida das populações, e externas, lançando as bases para a disseminação de áreas de acolhimento empresarial incontornáveis para fazer com que o concelho de Vila Verde se torne mais competitivo e possa atrair novos investimentos empresariais».

«Não menos importante, porque os territórios são das e para as pessoas, daí a primeira das prioridades, a aposta nas funções sociais volta a ser a principal marca de um orçamento que, globalmente, cresce quase 2 milhões de euros face ao ano transacto e no qual a educação emerge como uma incontornável mola impulsionadora do progresso e o garante da continuidade do percurso de crescimento e de construção de um futuro auspicioso», nota José Manuel Lopes.

A preocupação com a preservação, valorização e ordenamento do território - nas suas vertentes natural, ambiental e patrimonial - um bem inestimável de que Vila Verde se orgulha, surge com um investimento global na ordem dos 5,7 milhões de euros. «Volta a colocar a tónica na mobilidade, na preservação e valorização ambiental e na reabilitação urbana e urbanística. A construção de ciclovias urbanas e de ecovias e a ampliação e requalificação de artérias estruturantes vão elevar a atratividade e a competitividade do concelho», reforça a concelhia de Vila Verde do PSD.

«É um Plano ambicioso de um Executivo com provas das e com a mesma força e determinação colocadas desde o primeiro instante em que o PSD assumiu os destinos do Concelho», remata José Manuel Lopes. Mostra-se, por isso, «convicto de que Vila Verde segue um rumo certo e prepara alavancas para um futuro ainda melhor e mais próspero para os seus cidadãos, empresas e investidores que demandam este Concelho de oportunidades».

Vila Verde, 29 de Novembro de 2019

A Comissão Política da Secção de Vila Verde do PSD

Tomada-de-Posse-dos-novos-órgãos-autárquicos-21.10-143.jpg