PROTEÇÃO DA FLORESTA: EXECUTIVO MONÇANENSE PROMOVE SESSÕES DE SENSIBILIZAÇÃO NAS FREGUESIAS
Durante o mês de fevereiro, a Câmara Municipal de Monção vai promover sessões de sensibilização nas 33 freguesias do concelho (antiga denominação administrativa), comunicando às populações locais as alterações do Sistema Nacional de Defesa da Floresta contra Incêndios introduzidas pela Lei n.º 76/2017, de 17 de agosto, e Lei n.º 114/2017, de 29 de dezembro.
A campanha tem início no dia 3 de fevereiro, sábado, em Anhões (9h30), Luzio (11h00), Sago (15h00), Lordelo (16h00), e Parada (17h00), continuando no dia seguinte, domingo, com sessões em Riba de Mouro (15h00) e Tangil (17h30). O périplo continua nos restantes fins de semana, levando a mensagem: “A floresta é a sua casa. Proteja-a”.
Neste périplo pelas freguesias do concelho, o autarca local, António Barbosa, far-se-á acompanhar por elementos do gabinete de proteção civil do município, estrutura criada pelo atual executivo municipal, dando cumprimento a um compromisso com os monçanenses.
Com o objetivo de preparar as sessões de sensibilização nas freguesias, realizou-se recentemente uma reunião com os 24 presidentes de junta do concelho, tendo como finalidade auscultar quem atua no terreno e está mais próximo das populações locais.
“O governo empurrou para as autarquias a responsabilidade de cumprir as recentes alterações legislativas, originando algumas críticas assertivas do poder local. Apesar disso, como responsável pela proteção civil no concelho, tenho a obrigação de cumprir a lei, informando e atuando em conformidade” António Barbosa