Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

PROJETO QUE PARTIU DO CONCELHO DE CAMINHA É UM DOS VENCEDORES DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO JOVEM DE PORTUGAL

“(Re)Florescer o Minho” foi apresentado em sessão na praia de Vila Praia de Âncora

(Re)Florescer o Minho, um projeto apresentado em Caminha, é um dos projetos vencedores do. Da autoria de Mário João Cerqueira Fernandes e Fabrícia Silva, esta proposta de sustentabilidade ambiental está interligada ao Festival Foundation Fest e abrange os distritos de Viana do Castelo e Braga.

OPPjovem.jpg

Esta é uma excelente notícia para o concelho, conforme sublinha o presidente da Câmara, Miguel Alves: “foi com muita satisfação que recebi a notícia de que tinham partido de Caminha, de jovens do nosso concelho, uma das propostas vencedores do Orçamento Participativo Jovem. Por duas razões: em primeiro lugar, porque temos mais um projeto que se afirma na nossa terra; em segundo lugar, porque o concelho é hoje uma referência na participação e na cidadania”.

É de salientar que (Re)Florescer o Minho foi um dos três projetos apresentados num encontro de participação que decorreu no verão passado em Vila Praia de Âncora, no âmbito do Orçamento Participativo Jovem de Portugal.

Este projeto consiste em ‘reflorestar as áreas atingidas pelos incêndios no Minho (distrito de Viana do Castelo e Braga), em parceria com todos os municípios. Além da reflorestação, serão realizadas ações de consciencialização e informação acerca da importância da limpeza das florestas, conservação do meio ambiente e uso racional dos percursos naturais. A colaboração dos municípios é essencial para o desenvolvimento deste projeto, contudo, e uma vez que se pretende envolver a comunidade, a iniciativa será promovida através da realização do Festival Foundation Fest, sendo este o ponto de encontro para a realização de atividades ligadas à consciencialização ecológica e angariação de verbas criando assim sinergias entre todos.

Este ano, Vilar de Mouros volta a acolher o Festival Foundation Fest no dia 6 de julho.