PRIMEIRO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO JOVEM DE PONTE DA BARCA ATRIBUI 5 MIL EUROS
O Município de Ponte da Barca promoveu, ao longo deste ano, a primeira edição do Orçamento Participativo Jovem. Desenvolvido em parceria com o Conselho Municipal da Juventude, tornou-se uma ferramenta de apoio para a participação dos jovens nas políticas e projetos desenvolvidos no concelho.
O Orçamento Participativo Jovem é um instrumento que visa a promoção do diálogo, o envolvimento dos jovens na causa pública e a participação ativa na definição das políticas públicas em matéria de Juventude, imprescindíveis para o seu futuro e para o próprio desenvolvimento do concelho.
Deste modo, todos os cidadãos com idades compreendidas entre os 15 e os 35 anos, que sejam trabalhadores, estudantes ou residentes no concelho de Ponte da Barca, tiveram oportunidade de apresentar as suas propostas, até ao valor de 5 mil euros na temática escolhida este ano que foi o Ambiente.
A proposta distinguida este ano foi “Paradela mais verde”, que visa a reflorestação com espécies autóctones, remoção de infestantes e limpeza de moinhos de água, criação de percurso pedestre nas Margens do Rio Germil e a dinamização do espaço envolvente ao Baloiço de Paradela.
Já no início do próximo ano, o Município de Ponte da Barca irá iniciar mais uma edição do Orçamento Participativo Jovem, também este com a dotação de 5.000€.