PRIMEIRAS-DAMAS DE CHEFES DE ESTADO DO GRUPO DE ARRAIOLOS VISITAM GUIMARÃES
Visita efetuou-se no âmbito do 10º Encontro Informal
Centro Histórico, Museu de Alberto Sampaio e Centro Internacional das Artes José de Guimarães foram os locais visitados, esta terça-feira de manhã, por cinco Primeiras-Damas.
As esposas dos Chefes de Estado que estão a participar no 10º Encontro Informal do Grupo de Arraiolos foram recebidas no Centro Histórico pelo Presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, esta terça-feira de manhã, 30 de setembro, numa visita que teve como anfitriã Maria Cavaco Silva, Primeira-Dama de Portugal.
O programa dos cônjuges dos Chefes de Estado incluiu uma deslocação ao Museu de Alberto Sampaio e um breve passeio pelo Centro Histórico de Guimarães, com paragem na loja e ateliê "A Oficina - Centro de Artes e Mesteres Tradicionais", situada na Rua da Rainha.
Daniela Schadt (Alemanha), Margit Fisher (Áustria), Anita Herczegh (Hungria), Anna Komorowska (Polónia) e Maria Cavaco Silva (Portugal) estiveram depois no Centro Internacional das Artes José de Guimarães, na Plataforma das Artes e da Criatividade, cuja inauguração foi presidida, no dia 24 de junho de 2012, pelo Presidente da República de Portugal, Aníbal Cavaco Silva.
Por ocasião do 10º Encontro Informal de Chefes de Estado Europeus, no âmbito do Grupo de Arraiolos, o Presidente do Município de Guimarães participou, com a sua esposa, esta segunda-feira, no jantar que o Presidente da República ofereceu na Reitoria da Universidade do Minho, em Braga, em honra dos seus homólogos da Alemanha, Áustria, Bulgária, Estónia, Finlândia, Hungria, Letónia e Polónia.
Nove Chefes de Estado estão reunidos, desde esta segunda-feira, no Mosteiro de São Martinho de Tibães, em Braga, onde se realiza durante dois dias o 10º Encontro Informal do Grupo de Arraiolos, cujos temas deste ano estão relacionados com questões energéticas, imigração, investigação e inovação na promoção do crescimento, competitividade e criação de emprego.
Grupo de Arraiolos é a designação dada à associação constituída por nove Chefes de Estado da União Europeia, sem funções executivas, que se reúne anualmente de forma informal. A origem do termo resulta da primeira reunião de seis Chefes de Estado que ocorreu em outubro de 2003, na vila portuguesa de Arraiolos, por iniciativa do antigo Presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio.