Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

PRESIDENTE DO MUNICÍPIO FAFENSE SAÚDA CUMPLICIDADE ENTRE NOVAS EMPRESAS E O FAMALICÃO MADEIN

Roteiro Startup Geração Made IN assinalou arranque da Semana Famalicão Made IN
Paulo Cunha está orgulhoso dos números que traduzem os primeiros dois anos de atividade do Gabinete de Apoio ao Empreendedor da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão apenas na vertente de incubação de novas ideias de negócio: 304 processos abertos, 42 empresas criadas com investimento realizado de cerca de 700 mil euros e 77 novos postos de trabalho, 38 empreendedores em fase de acompanhamento de modelo de negócio, 35 empreendedores em fase de desenvolvimento do plano de negócio e 19 empreendedores com mentores atribuídos.

Pluma Barber Shop.jpeg

“São números que falam por si e que refletem um trabalho profícuo e credível do gabinete na vertente de incubação, um dos seus três eixos de intervenção. Expressam ainda que os famalicenses acreditam na instituição Município para nela depositarem a sua ideia de negócio, o que é revelador da cumplicidade que existe entre o concelho, os empreendedores e o Famalicão Made IN”, afirmou na manhã desta segunda-feira o Presidente da Câmara Municipal.

Inaugurado a 20 de outubro de 2014, no contexto do Famalicão Made IN, o Gabinete de Apoio ao Empreendedor é, aliás, para Paulo Cunha “o melhor testemunho do reconhecimento” ao mérito deste programa municipal que o próprio implementou logo no início do seu mandato autárquico.
O edil visitou esta manhã algumas dessas 42 novas empresas já criadas com o apoio do gabinete para assinalar o arranque da Semana Famalicão Made IN. O Roteiro Startup Geração Made IN mostrou ao autarca “verdadeiros exemplos de empreendedorismo protagonizados por empreendedores entusiasmados e com fibra”.
O roteiro abrangeu catorze startups Geração Made IN: Another Life, Camionete, Pluma Barber Shop, Maison Decor, Miss Pig, Amálgama, Drope Urban Clothes e Ritual – Reabilitação & Saúde (instaladas no centro da cidade); Go Gal – Access Portugal, Oldcare, Keep Doing, Camaleão, Humangext e EliCastro Photography (presentes na incubadora da Casa da Juventude). “Uma nova família de empresas que iremos sempre abraçar”, garantiu.
Do trabalho ao nível da incubação de novas ideias de negócio, sublinhe-se, nasceram já no concelho duas incubadoras Famalicão Made INcubar: polo Riopele, em Pousada de Saramagos, e polo Edifício Globus, em Vilarinho das Cambas. A estas acresce a incubadora da Casa da Juventude.
A Semana Famalicão Made IN, associada ao crescimento inteligente, encerra a ampla e articulada estratégia da segunda edição do Famalicão Visão’25 – Marcas de Futuro. Até à próxima sexta-feira, 21 de outubro, um programa alargado de iniciativas vai enaltecer o poder industrial de Vila Nova de Famalicão e fomentar o empreendedorismo e a criação de projetos inovadores e com valor acrescentado.

A Camionete.jpeg