Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

PRESIDENTE DO MUNICÍPIO DE FAFE RECEBE GRUPO DE ALUNOS NOS PAÇOS DO CONCELHO

Jovens munícipes visitaram instalações da autarquia e conheceram executivo municipal

Um grupo de alunos, de várias escolas do concelho, visitou, esta manhã, a Câmara Municipal de Fafe e teve oportunidade de ver como funciona. Os jovens que vieram das escolas de Arões, Silvares, Montelongo, Fornelos e Carlos Teixeira, eleitos para participarem na XIV Assembleia dos Jovens Munícipes, que se realiza, amanhã, foram recebidos pelo presidente da Câmara Municipal, Raul Cunha, que lhes explicou o seu dia-a-dia enquanto autarca.

DCS_3829A

“Fui eleito como presidente, em Setembro do ano passado. O trabalho aqui é muito interessante, mas também muito intenso. Não há horários para nada, no entanto, é muito gratificante porque procura resolver os problemas e as situações mais complicadas das pessoas”.

Raul Cunha esclareceu também que, apesar de estar à frente dos destinos da autarquia, o seu trabalho é de gestão e tomada de decisões.

“O meu papel é representar o município. Eu e o meu executivo estamos a governar uma casa, a gerir um município que é de todos. Somos como que ‘os feitores da quinta’. Por isso, temos de trabalhar em prol da comunidade”.

Raul Cunha falou do seu trabalho e da sua vida, enquanto autarca. O 25 de Abril e como se vivia antes da revolução foi um dos temas chamados à conversa.

O presidente da Câmara lembrou que não há termo de comparação entre o antes e o pós 25 de Abril. Segundo Raul Cunha, só compara e fala da possibilidade de voltar ao regime do passado, quem não passou por lá.

“É verdade que a democracia não é perfeita, mas, sem dúvida, que o que vivemos hoje não é comparável à ditadura. Antes do 25 de Abril, as pessoas não podiam ter opinião, só se fosse a favor do regime. Tratava-se de uma forma muito diferente de viver, não só em termos económicos, como em termos de valores”.

Após a conversa com o representante máximo do município, os jovens foram conhecer os cantos à casa. Sempre acompanhados pelo vice-presidente, Pompeu Martins, pararam nos gabinetes de cada vereador, onde ficaram a saber o que faz cada um e porque decidiram seguir a vida política autárquica.

Foi uma manhã diferente para estes jovens que amanhã, quinta-feira, participam, a partir das 14H30, na XIV Assembleia dos Jovens Munícipes, que se realiza no salão nobre da Câmara Municipal.

DCS_3807A