Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

PRESIDENTE DO MUNICÍPIO BRACARENSE ENTREGA PRÉMIO AOS VENCEDORES DO OP DE VISEU

Envolvimento das comunidades na política local beneficia desenvolvimento do território

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, esteve presente na cerimónia de anúncio dos sete projectos vencedores do Orçamento Participativo de Viseu.

CMB20112015SERGIOFREITAS0000001902

Na ocasião, Ricardo Rio sublinhou que, ao longo do seu percurso político, sempre defendeu a importância da implementação de um Orçamento Participativo coerente, com uma verba consignada definida no orçamento Municipal e um efeito multiplicador na sociedade.

“O Orçamento Participativo é uma excelente forma de dar voz aos anseios da população e de se promover a cidadania e a responsabilidade cívica, desenvolvendo competências para que a participação activa dos cidadãos nas políticas locais seja cada vez mais uma realidade, tornando o território rico nas mais diversas áreas”, disse.

CMB20112015SERGIOFREITAS0000001897

O Edil abordou o exemplo de Braga, onde o Orçamento Participativo vai também na sua segunda edição e dispõe de uma vertente especificamente reservada a projectos provenientes da comunidade escolar. A juntar a estas iniciativas realizou-se também, este ano, a primeira edição do Orçamento ‘Tu Decides!’, destinado especificamente aos jovens entre os 16 e os 35 anos de idade.

“É com comunidades preocupadas e interessadas na causa pública que podemos dar passos seguros no sentido do desenvolvimento e da procura do bem comum. Todos têm a ganhar quando se estimula a sociedade a pronunciar-se sobre as políticas municipais locais e, em Braga, dispomos de várias ferramentas que permitem atingir esse mesmo objectivo”, referiu, garantindo que as iniciativas referidas têm contado com um pleno envolvimento dos cidadãos de diferentes faixas etárias em todos as fases do processo, desde a apresentação de propostas até à votação e concretização dos projectos.

CMB20112015SERGIOFREITAS0000001903

No Orçamento Participativo de Viseu estiveram 155 projectos em votação. Esta foi a segunda edição da iniciativa nesta Cidade, tendo sido destinado o valor de 168 mil euros para colocar no terreno as ideias mais votadas.

Almeida Henriques, presidente da Câmara de Viseu, afirmou que esta segunda edição deixou uma ´pegada indelével na evolução da democracia local e da cidadania participativa´. “A adesão ao voto mais que quintuplicou face ao ano transacto. Não se ganharam apenas sete projectos, mas 155 boas sementes para o futuro do desenvolvimento local”, garantiu.

CMB20112015SERGIOFREITAS0000001904