Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

PRESIDENTE DO MUNICÍPIO ARCUENSE REUNIU COM EMPRESAS DE ANIMAÇÃO, ALOJAMENTO E RESTAURAÇÃO

Mote do encontro foi articular entre todos o melhor tipo de promoção para o concelho.

Tiveram lugar esta terça-feira, dia 28 de Janeiro, no CMIT – Centro Municipal de Informação e Turismo, duas reuniões entre a Câmara municipal, a restauração, as unidades de alojamento e as empresas de animação turística do concelho.

reuniao_CMIT_alojamentos_restaurantes (16)

No primeiro encontro o Presidente da Câmara Municipal, João Manuel Esteves, quis articular com os restaurantes, aspetos relacionados com o fim-de-semana gastronómico, bem como com outras iniciativas ligadas à gastronomia a levar ao cabo durante todo o ano, de forma a atrair mais visitantes e criar ainda mais dinâmica a nível local. Foi ainda eleito o representante da restauração para o Conselho Municipal de Turismo.

Com a mesma intenção, encontrou-se com os representantes dos alojamentos e empresas de animação existentes em Arcos de Valdevez, de forma a ouvir quais as dificuldades que sentem ao nível da promoção e esclarece-los das várias ações que a Câmara Municipal está a planear realizar no sentido de melhorar a oferta e atratividade turística no território.

João Manuel Esteves começou por adiantar que vai ser criada uma loja Interativa de Turismo no CMIT que vai conter informação acerca da Região e do concelho; esclareceu que o site da Câmara Municipal vai sofrer uma remodelação de forma a elucidar melhor quem procura Arcos de Valdevez; que está a ser feita uma nova brochura turística e a ser feito um levantamento das necessidades de sinalização turística, bem como será levada a cabo a Limpeza e Sinalização da Grande Rota do Alto Minho no Concelho de Arcos de Valdevez.

reuniao_CMIT_alojamentos_restaurantes (18)

O autarca enalteceu todas as iniciativas que vão ser levadas a cabo tanto a nível cultural como desportivo, desde o carnaval, passando pelas festas populares, pelo Arcos de TT, o festival Sons de Vez; as iniciativas no estrangeiro que servirão para promover os produtos arcuenses junto das comunidades emigrantes, o Torneio Adrien Silva, ou as feiras de artesanato, entre outras, que muito contribuem para atrair pessoas ao concelho.

De igual forma ficou claro que o Parque Nacional da Peneda Geral é um grande potencial e, por isso, deverá ser sempre valorizado a nível ambiental e turístico.

Outra das questões essenciais para que exista uma boa promoção do concelho será, segundo o autarca e os próprios proprietários, o trabalho em rede e em equipa que muito valorizará os diversos atores turísticos de Arcos de Valdevez.

Nesta reunião foram também eleitos os representantes do alojamento e da animação para o Conselho Municipal de Turismo.

O próximo passo passará pela realização da 1ª reunião do Conselho Municipal de Turismo.

reuniao_CMIT_alojamentos_restaurantes (1)