Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

PRESIDENTE DA REPÚBLICA INAUGURA REQUALIFICAÇÃO DA FRENTE MARÍTIMA DE S. BARTOLOMEU DO MAR EM ESPOSENDE

Cerimónia tem lugar no dia 7 de março, às 15h00

O Presidente da República vai estar de visita ao concelho de Esposende, no próximo sábado, dia 7 de março. Cavaco Silva vai presidir à Cerimónia de Inauguração da Obra de Requalificação da Frente Marítima de S. Bartolomeu do Mar, uma empreitada executada no âmbito do Programa Polis Litoral Norte.

ADSC06292

A intervenção abrangeu a frente marítima numa extensão de aproximadamente 350 metros e teve como objetivo final a renaturalização e proteção do cordão dunar e a reposição das funções de espaço público anteriormente existentes, fora das zonas de risco, respeitando as necessidades e tradições culturais e religiosas locais.

A execução da obra implicou a demolição de 27 construções em zona de risco. Os trabalhos incluíram a construção de um novo muro de proteção costeira e de nova praça do cruzeiro, esta já fora da zona de risco, recorrendo a uma eficiente solução de fundações estruturais. Foi feita a reabilitação do cordão dunar a sul, com recurso a um núcleo resistente de geo-cilindros, à plantação de vegetação autóctone e à instalação de paliçadas naturais. Os trabalhos incluíram também a regularização e encaminhamento para o mar, do troço final da ribeira a sul, a proteção do cordão dunar a norte, o reperfilamento de uma pequena praia de calhau rolado, a consolidação/reforço de muro em alvenaria de pedra e o reordenamento da zona viária nas imediações.

Com um investimento global de aproximadamente 2,9 milhões de euros, a intervenção foi financiada em 70% pelo POVT - Programa Operacional Temático de Valorização do Território e pelo Estado Português e Município de Esposende nos restantes 30%, tendo sido executada entre os meses de maio e novembro de 2014.

A cerimónia de inauguração da Obra de Requalificação da Frente Marítima de S. Bartolomeu do Mar está marcada para as 15h00 e contará, entre outras, com a presença do Ministro do Ambiente, Jorge Moreira da Silva.