Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE CABECEIRAS DE BASTO É O NOVO PRESIDENTE DA BASTO VIDA

O Executivo Municipal de Cabeceiras de Basto, na sua reunião do passado dia 8 de março, reapreciou a designação do presidente da Câmara para presidente da direção da Régie Cooperativa Basto Vida, enquanto representante desta autarquia naquela régie cooperativa, na sequência da cessação de funções da presidente da direção, Dra. Fátima Oliveira. Depois do empate ocorrido na anterior reunião do executivo municipal, no decurso desta reunião, a nova votação por voto secreto, na qual, nos termos da lei, não participou o presidente da Câmara, resultou em novo empate – três votos a favor e três votos contra – pelo que foi efetuada a votação nominal, tendo sido utilizado o voto de qualidade do vice-presidente da Câmara para a designação de Francisco Alves como presidente da direção da Basto Vida.

Francisco Alves.jpg

Foram aprovadas, por unanimidade, 138 candidaturas no âmbito da Concessão de Apoio Financeiro Destinado ao Fomento da Produção Pecuária, no montante global de 13.937,00 euros. De salientar que o regulamento estabelece a atribuição do valor anual de 5 euros por cada cabeça de gado bovino, 2,50 euros por suínos e 1 euro por cada cabeça de ovinos e caprinos. A concessão de apoio aos produtores, para além de promover a fixação, o rejuvenescimento e a dinamização da atividade económica local, teve como objetivo o incremento das condições de produtividade, quer em qualidade, quer em quantidade.

O Executivo Cabeceirense ratificou, por unanimidade, o projeto de execução para a promoção da eficiência energética nos sistemas de iluminação pública do concelho de Cabeceiras de Basto. O projeto teve como objetivo estudos e a formulação técnica dos equipamentos de iluminação pública a instalar nos atuais locais de iluminação, com vista à melhoria das condições de serviço de iluminação prestado, bem como na redução significativa de custos associados com energia elétrica.

De salientar que no período antes da ordem do dia foi apresentada, pelos vereadores do IPC, uma tomada de posição deste Grupo Municipal de Cidadãos Eleitores referente à celebração do Dia Internacional da Mulher, na qual é destacada a importância “das mulheres na exigência do cumprimento dos seus direitos, alargando a frente social, reivindicando, valorizando as mulheres na sua ação pela cultura e progresso da humanidade, na sua intervenção contra as desigualdades e discriminações que as afetam na família, no trabalho e no plano social, político e cultural”.

De entre outros assuntos, foram aprovados dois pedidos de cedência de transporte ao Agrupamento de Escolas para o transporte de alunos da Escola Básica do Arco de Baúlhe ao Mosteiro de S. Miguel de Refojos para visitas de estudo; ratificado um pedido da Academia de Música Clave de Basto para cedência do auditório da Casa da Juventude; aprovado um pedido de isenção de taxas a um munícipe para frequência na Piscina Municipal do Arco de Baúlhe; tendo sido igualmente aprovada, por unanimidade, a ata da 28ª reunião da Comissão Municipal de Toponímia.