Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

PRESIDENTE DA CÂMARA DE VIZELA VISITOU OBRA DE ACESSO DA JUNTA DE FREGUESIA AO LARGO DA IGREJA DE TAGILDE

No seguimento da reconstrução e recuperação da rede viária municipal, implementada pelas juntas de freguesia, e financiada pela Câmara Municipal, encontram-se em execução as obras de requalificação do acesso da Junta de Freguesia ao Largo da Igreja de Tagilde, na freguesia de Tagilde.

visista obra tagilde.jpg

A obra encontra-se a ser executada numa parceria entre a Câmara Municipal de Vizela e a União de Freguesias de Tagilde e Vizela S. Paio, tratando-se de uma obra muito importante tendo em consideração que se trata do acesso ao Largo da Igreja de Tagilde, local onde se encontra implementado o Padrão do Tratado de Tagilde e onde irão decorrer iniciativas no âmbito do#Portugal_UK650, a celebração dos 650 anos da Aliança Luso-Britânica, a mais antiga aliança diplomática do mundo entre dois países em vigor, cujo início da formalização, baseada na amizade perpétua entre os dois países, ocorreu com a assinatura do Tratado de Tagilde a 10 de Julho de 1372 em Vizela e a sua consolidação com a assinatura do Tratado de Londres, de 16 de Junho 1373.

Importa acrescentar que a Câmara Municipal tem apostado na promoção do Tratado de Tagilde, inserida numa nova estratégia global definida no Plano Municipal de Turismo, potenciando o enorme património histórico e cultural que o Concelho tem no seu território, fundamental para a transmissão da memória e da identidade de Vizela, constituindo, assim, um recurso que deve ser divulgado, valorizando e projetando uma herança comum que urge transmitir.

De destacar que, para a construção desta obra, a Câmara Municipal de Vizela atribuiu à União de Freguesias de Tagilde e Vizela S. Paio, um subsidio de 160.000,00€, com o objetivo de auxiliar a junta de freguesia na execução daquela obra.