PRAIAS DE MOLEDO (CAMINHA), APÚLIA (ESPOSENDE) E PAÇÔ, EM CARREÇO (VIANA DO CASTELO) ENCONTRAM-SE ENTRE AS QUE POSSUEM MAIS IODO – AFIRMA O JORNAL EKONOMISTA
Sabe quais são as praias portuguesas com mais iodo?
Ir à praia faz bem. Ir a uma praia com iodo, faz ainda melhor. Fomos por isso à procura das praias portuguesas com mais iodo, um pouco por todo o país.
Desde crianças que ouvimos falar na importância de fazer praia num local com bastante iodo. Mas, sabe quais as praias portuguesas com mais iodo? E por que é que este mineral é tão importante para o nosso organismo?
O iodo é um micronutriente vital para o equilíbrio do nosso metabolismo, nomeadamente no que diz respeito ao funcionamento da tiróide. Mas, o nosso organismo não o sintetiza, assim, é sobretudo à alimentação que o temos de ir buscar.
Algumas das fontes deste micronutriente essencial são as algas, os peixes, os mariscos e a própria água do mar. Assim, a inalação da brisa marítima e da água do mar de praias com elevados índices de iodo, contribuem igualmente para o aporte deste mineral.
E se é verdade que é na costa norte de Portugal que há mais concentração de algas e sargaço, há outras praias do país com interessantes índices deste micronutriente. Venha daí conhecer as praias portuguesas com mais iodo.
Ainda que a fama da praia de Moledo não se prenda, pelo menos nos tempos que correm, com o elevado nível de iodo, a verdade é que esta é uma ótima praia para quem quiser obter o máximo de benefícios para a saúde, até porque corre sempre um pouco de vento, potenciando a inalação da saudável brisa atlântica.
Situada no concelho de Caminha, distrito de Viana do Castelo, apresenta um enquadramento natural privilegiado, avistando-se, ao largo, a pequena ilha que acolhe o Forte da Ínsua. A paisagem é ainda marcada pelo monte galego de Santa Tecla e pela densa Mata do Camarido.
No norte do país, os méritos da praia da Apúlia, no que toca aos benefícios para a saúde são sobejamente conhecidos. Esta é, sem dúvida, uma das praias portuguesas com mais iodo. A elevada quantidade de algas e sargaço que regularmente dá a costa não faz bem apenas a quem frequenta a praia, mas também a quem consome os afamados produtos agrícolas da região.
As propriedades da água do mar infiltram-se nos terrenos próximos e o sargaço é usado como fertilizante. De uma maneira geral, todas as praias dos concelhos da Póvoa de Varzim e de Esposende são ricas em iodo, ainda que a praia da Apúlia se destaque. Aqui, não faltam ótimos restaurantes para comer peixe e mariscos frescos.
Fonte: http://www.e-konomista.pt/