Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

PRAIAS DE ESPOSENDE RECEBEM BANDEIRA AZUL

Quatro praias de Esposende com Bandeira Azul

As praias de Apúlia, Ofir, Suave Mar e Cepães, foram galardoadas com a Bandeira Azul da Europa para a época balnear 2016, repetindo a distinção atribuída nos anos anteriores. Comprovando ser um excelente destino balnear, ao reunir todos os requisitos que permitem uma oferta turística e ambiental de qualidade, Esposende consegue inscrever, ainda, as praias de Apúlia e Cepães entre as poucas do país que estão preparadas para receber pessoas com mobilidade condicionada.

Bandeira Azul..jpg

O galardão de Praia Acessível é relevante, na medida em que estas praias se encontram dotadas das infraestruturas requeridas para pessoas com mobilidade condicionada (cadeiras anfíbias) que lhes permite usufruir de banhos de mar em condições adequadas. No ano passado foram distinguidas com esse galardão 204 praias portuguesas (um terço das existentes), sendo 35 referentes a zonas balneares interiores e 169 a zonas costeiras.

A atribuição da Bandeira Azul fará com que se realizem, nas quatro praias de Esposende, em contexto desse galardão, várias atividades de educação ambiental, promotoras de sensibilização para a adoção das melhores práticas e de uma atitude adequada perante estes locais de excelência e seus ecossistemas.

O reconhecimento da qualidade das praias do concelho segue-se à distinção feita pela Associação Nacional de Conservação da Natureza, Quercus que atribuiu o grau “Qualidade de Ouro”, à água de cinco praias de Esposende. Apúlia, Ofir, Cepães, Ramalha e Rio de Moinhos foram premiadas por apresentarem sistematicamente, ao longo de cinco anos, boa qualidade ou qualidade excelente, tendo em conta a classificação da legislação em vigor.

Para além destes aspetos de ordem ambiental, importa ainda salientar que, numa perspetiva de melhoria da segurança dos utilizadores das praias do concelho, a Câmara Municipal irá promover a vigilância e o salvamento marítimo em zonas que apresentam um uso intensivo, apesar de não estarem associadas a nenhuma concessão de praia.

Não obstante não constituir responsabilidade da autarquia, a Câmara Municipal de Esposende disponibiliza nadadores-salvadores nas zonas de Pedrinhas/Cedovém, em Apúlia, e Suave Mar-Foz, na cidade de Esposende.

Como nota final, informa-se que os resultados das análises à qualidade das águas balneares poderão ser consultados através dos sítios da internet da Esposende Ambiente em www.esposendeambiente.pt - Praias 2016 e da Agência Portuguesa do Ambiente em www.apambiente.pt