Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

PÓVOA DE LANOSO ASSINALA DIA MUNICIPAL DA IGUALDADE

A Póvoa de Lanhoso assinalou ontem, 24 de outubro, o Dia Municipal para a Igualdade junto de cerca de 160 crianças e jovens.

Dia Municipal Igualdade 24 out 1

“Competências não têm Sexo” foi a temática proposta pela CIG – Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género para os municípios trabalharem este ano.

Desta forma, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, em colaboração com o Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio promoveu sessões junto de crianças e jovens dos 1º, 2º e 3º ciclos, que tiveram por objetivo desmistificar algumas ideias normalmente pré-concebidas, nomeadamente a de que há profissões exclusivamente para homens e outras exclusivamente para mulheres.

Para conversar com o público – alvo destas sessões, o SIGO – Serviço para a Promoção da Igualdade de Género da Autarquia da Póvoa de Lanhoso convidou uma agente da GNR, um assistente social e um trabalhador da área da limpeza, que deram a conhecer a sua experiência, as suas motivações e as dificuldades das suas carreiras, de entre outras considerações, e que responderam às perguntas da plateia.

O Dia Municipal para a Igualdade  assinala-se a 24 de outubro com o objetivo de sensibilizar as autarquias para a territorialização da dimensão da igualdade de género.

Desde 2010 que centenas de organizações de todo o país e autarquias locais assinalam esta data, promovendo iniciativas diversas no âmbito da igualdade.

No âmbito da elaboração do seu Plano Municipal para a Igualdade, o Município da Póvoa de Lanhoso definiu o dia 23 de março como Dia Municipal para a Igualdade, por ser a data do início da Revolução da Maria da Fonte, heroína Povoense, uma mulher que encabeçou uma Revolução num mundo de homens. Não obstante esse dia ser sempre assinalado localmente, a Autarquia assinala o dia 24 de outubro, associando-se assim ao movimento global para a Igualdade.

Dia Municipal Igualdade 24 out 2