Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

PÓVOA DE LANHOSO VAI REQUALIFICAR ESCOLA EB 2,3 PROF. GONÇALO SAMPAIO

Câmara Municipal com “luz verde” para arrancar com a requalificação da EB 2,3 Prof. Gonçalo Sampaio

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso já tem “luz verde” do Tribunal de Contas para arrancar com as obras de requalificação da Escola Básica Gonçalo Sampaio. Gerações e gerações de Povoenses têm passado por este estabelecimento de ensino, na Vila sede de concelho.

EB 2,3 Prof. Goncalo Sampaio

O anúncio foi feito no início da reunião de Câmara, nesta manhã de 24 de maio, pelo próprio Presidente da Câmara Municipal. “É mais uma boa notícia para a Póvoa de Lanhoso”, considerou Avelino Silva.

Mantém-se a previsão de que, decorridos os procedimentos legais, os trabalhos possam arrancar nas férias de Verão. Recorde-se que o contrato de empreitada foi assinado a 21 de março.

Em funcionamento desde o ano letivo 1984/1985, é consensual que esta Escola necessita de uma intervenção urgente, sendo disso prova o relatório efetuado pela DGEstE – DSRN e o acordo de colaboração para a requalificação e modernização das instalações estabelecido entre a Autarquia e o Estado, através do Ministério da Educação.

Associado a um desenho que atualmente se revela desadequado, com blocos dispersos, e a soluções construtivas desajustadas e potencialmente causadoras de diferentes problemas, a Escola apresenta um nível de degradação significativo, decorrente do funcionamento pleno das instalações, tendo em conta que, para além do currículo normal, neste estabelecimento existe uma oferta formativa diversificada.

Esta realidade deu, portanto, origem à elaboração por parte da Autarquia de uma candidatura para a requalificação da escola. A operação “Requalificação e Modernização das Instalações da Escola Básica Gonçalo Sampaio” foi candidatada e aprovada no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte – Norte 2020. Esta operação visa realizar obras de requalificação e modernização nos blocos, A, B, C, D e E no prazo de 12 meses após a adjudicação da empreitada. O investimento total elegível da operação é de 2.500.000€, financiados a 85% pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.