Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

PÓVOA DE LANHOSO: TRABALHOS ARQUEOLÓGICOS NA SERRA DO CARVALHO FORAM APRESENTADOS NA UNIVERSIDADE DO MINHO

Os trabalhos arqueológicos da valorização de dois monumentos sob tumuli (mamoas), que integram a necrópole megalítica da Serra do Carvalho, na Póvoa de Lanhoso, foram apresentados na Universidade do Minho, sob a forma de poster, durante o EJI – PATER / Encontro de Jovens Investigadores - “Património e Território”.

dav

Os trabalhos, que decorreram no mês de abril de 2017, consistiram na remoção do manto vegetal, no abate e esterilização das árvores e vegetação existente sobre e nas cercanias dos monumentos e no seu registo integral gráfico e fotográfico. Além de uma caracterização pormenorizada dos tumuli, esta atividade teve como intuito a criação de uma dinâmica de educação patrimonial e de consciencialização social, procurando potenciar a compreensão e preservação deste tipo de monumentos junto da comunidade, que, por desconhecimento e dificuldade de identificação no terreno, facilmente se encontram sujeitos a ações destrutivas.

De relembrar que esta intervenção arqueológica, que contou com uma dezena de voluntários, não só do concelho da Póvoa de Lanhoso, resultou numa parceria entre a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, a Junta de Freguesia de Lanhoso, a NEXO Património Cultural e a The Navigator Company.

O poster intitulado “Trabalhos de Valorização na Serra do Carvalho (Póvoa de Lanhoso)”, é da autoria de Gabriel R. Pereira, Mauro C. R. Correia, Gustavo M. M. Santos e Orlando Fernandes.

O referido Encontro de Jovens Investigadores decorreu em meados de dezembro.

Consultar aqui o cartaz.