PÓVOA DE LANHOSO REALIZA FEIRA DO LIVRO
Theatro Club recebe Feira do Livro de 31 de março a 3 de abril
Abriu hoje e prossegue até 3 de abril, no Theatro Club da Póvoa de Lanhoso, mais uma edição da Feira do Livro. Promover o gosto pela leitura e o hábito de manuseamento dos livros continuam a ser os objetivos.
Para tal, para além da possibilidade de adquirir publicações, serão promovidas diversas atividades dirigidas à comunidade, em geral, e a professores/as, educadoras, alunos/as, jovens ou crianças, pais e encarregados/as de educação, em particular.
Estórias cantadas, leituras encenadas, encenações teatrais e apresentações de livros fazem parte das propostas, que englobam ainda momentos como a entrega dos prémios do concurso Literário António Celestino, as apresentações de e para pais, a montagem e manipulação de robôs pelas turmas dos cursos profissionais, a projeção de vídeos sobre a língua portuguesa e a iniciativa “O Português nas Bocas do Mundo”.
Organizado pela Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso, o dia de abertura, 31 de março, englobou a projeção de vídeos sobre a língua portuguesa e a montagem e manipulação de robôs pelas turmas dos cursos profissionais, da parte da manhã. O primeiro dia fica ainda marcado pela apresentação da peça “Era uma vez uma princesinha”, que também se insere nas comemorações do Dia Mundial do Teatro, a cerca de 300 crianças e jovens das escolas.
Da responsabilidade da Escola EB 2,3 de Taíde, o dia 1 de abril apresenta, durante a manhã e a tarde, estórias cantadas. Pelas 15h30 e pelas 21h30, realiza-se a apresentação do livro "O Falcão de Bonaparte" de Mariana Morais Pinheiro.
O dia 2 de abril, promovido pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, através da Biblioteca Municipal e do Theatro Club, apresenta, durante a manhã e a tarde, leituras encenadas do livro “A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas”, obra de Luísa Ducla Soares inserida no Plano Nacional de Leitura. Pelas 14h30, começam apresentações de e para pais, numa atividade que conta com a colaboração da EB1/JI da Póvoa de Lanhoso. Pelas 21h30, realiza-se a entrega dos prémios do concurso Literário António Celestino.
Dinamizado pela EB 2,3 Professor Gonçalo Sampaio, o dia 3 de abril apresenta, durante a manhã, leituras encenadas do livro “A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas”, obra de Luísa Ducla Soares inserida no Plano Nacional de Leitura. Pelas 14h30 e pelas 15h45, o Theatro Club recebe a apresentação do livro “Os Saltimbancos de Dadim” com a presença do escritor Vergílio Alberto Vieira. Esta edição da Feira do Livro encerra com uma noite promovida pelo Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio e com a iniciativa “O Português nas Bocas do Mundo”, a partir das 21h30.
A Feira do Livro realiza-se entre as 9h00 e as 19h00, apresentando, pontualmente, iniciativas pelas 21h30. A Feira do Livro, na Galeria de Exposições do Theatro Club, apresenta-se como uma oportunidade para adquirir publicações com descontos (20 por cento; 25 por cento se as obras forem adquiridas na última hora do dia; e 10 por cento em dicionários).
Esta é uma das iniciativas da Rede de Bibliotecas Escolares do Concelho da Póvoa de Lanhoso, assinalando a constituição do Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares.