Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

PÓVOA DE LANHOSO: PEREGRINOS LEVAM 10 DIAS PARA PERCORRER O CAMINHO PORTUGUÊS DE SANTIAGO DE LEON DE ROSMITHAL

10 dias para percorrer o Caminho Português de Santiago de Leon de Rosmithal - foto 2.jpg

Um grupo de 15 peregrinos prepara-se para, de 29 de setembro a 8 de outubro, percorrer o novo caminho jacobeu, o Caminho Português de Santiago de Leon de Rosmithal.

O percurso, que tem uma extensão de 240 quilómetros, será calcorreado por um grupo de pessoas, atravessando os 11 Municípios que fazem parte do trajeto, além da Póvoa de Lanhoso, que são: Freixo de Espada à Cinta, Torre de Moncorvo, Vila Flor, Mirandela, Murça, Alijó, Vila Pouca de Aguiar, Ribeira de Pena, Cabeceiras de Basto, Vieira do Minho e Braga.

O projeto, que tem como chefe de fila a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, foi apresentado no dia 26 de setembro de 2023, numa cerimónia que contou com a presença de Presidentes de Câmara e representantes dos municípios que dele fazem parte, na Igreja Românica de Fontarcada. Todos manifestaram vontade em avançar com a implementação deste percurso, tendo na altura sido solicitado aos Municípios que avaliassem o trajeto proposto, nos respetivos territórios, e pudessem contribuir com melhorias ao traçado. A informação disponível referente ao caminho pode ser consultada e descarregada aqui: https://www.povoadelanhoso.pt/caminho-portugues-santiago-leon-rosmithal/

A perceção de que este produto turístico poderá atingir os mais altos níveis de rentabilidade e retorno para todos os territórios envolvidos foi unânime e transversal. Esta é uma oportunidade única para cada um dos municípios envolvidos dar a conhecer o que de melhor tem, quer em termos históricos, quer culturais, entre tantas outras versões do que a ruralidade e a interioridade pode oferecer.

Para assinalar 1 ano sobre esta primeira abordagem, o grupo que agora se juntou para este desafio vai fazer todo o percurso entre Freixo de Espada à Cinta e Braga, com a orientação dos impulsionadores e coordenadores deste projeto, Orlando Fernandes e Francisco Machado. Estes dois técnicos municipais têm vindo a fazer a apresentação e a contextualização histórica em todos os municípios parceiros. Faltam apenas os Municípios de Vila Pouca de Aguiar, Torre de Moncorvo e Freixo de Espada à Cinta, cujo agendamento será feito até ao final do ano.

Esta peregrinação, além da componente institucional e religiosa, permitirá conhecer e analisar no terreno as alterações e ajustes propostos pelos Municípios envolvidos e aventar novas alterações, caso seja do entendimento geral.

A sinalética física ainda não foi colocada, mas, neste momento, com a ajuda de um mapa GPS e informações digitais é possível embarcar nesta aventura. Está previsto que durante o próximo ano seja colocada informação uniformizada em toda a extensão para conferir a este novo caminho as características regulamentadas e existentes em outros semelhantes.

No primeiro dia, a saída está marcada para o final da tarde, em direção a Freixo de Espada à Cinta, onde, na manhã seguinte, a comitiva será recebida pelo Presidente da Câmara Municipal, estando marcada uma singela cerimónia litúrgica com D. Nuno Almeida, Bispo de Bragança-Miranda, em frente à Igreja Matriz.

O grupo vai fazer-se à estrada rumo a Torre de Moncorvo, e na terça-feira, depois de mais 24 quilómetros de caminho, chegará a Vila Flor. Quarta-feira é o dia marcado para chegar a Mirandela e, na quinta-feira, serão recebidos em Murça, por um elemento do executivo municipal local e pelo Bispo da Diocese de Vila Real, D. António Azevedo, onde numa pequena cerimónia litúrgica serão benzidas as mochilas.

Na sexta-feira, os/as peregrinos/as cumprem 19 quilómetros até Murça, não sem antes passarem pela freguesia do Pópulo, concelho de Alijó, onde serão recebidos por um membro do executivo do município local e, posteriormente, por um responsável do executivo de Vila Pouca de Aguiar.

Cerva, em Ribeira de Pena, é a paragem seguinte, onde ao final da tarde será rezada uma missa. Para domingo está prevista a chegada a Cabeceiras de Basto, e, 25 km depois os peregrinos entram em território povoense, pela freguesia de Travassos. Na passagem por Guilhofrei, que faz parte de Vieira do Minho, serão saudados pelo executivo do concelho vizinho.

A passagem pelo concelho da Póvoa de Lanhoso terá uma paragem obrigatória nos Paços do Concelho, onde o executivo estará à espera destes bravos peregrinos.

Se tudo correr como previsto, o grupo cumpre a etapa final chegando a Braga, durante a tarde do dia 8 de outubro. Por volta das 17h00, serão recebidos pelo Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, no Paço Episcopal, sendo intenção replicar a chegada de Leon de Rosmithal a Braga, que foi recebido, à data, pelo rei Afonso V. Haverá inda tempos para rezar uma missa na Sé Catedral de Braga.

Esta peregrinação entre Trás-os-Montes e o Minho pode ser acompanhada na rede social do Caminho Português de Santiago Leon de Rosmithal, aqui: https://www.facebook.com/CaminhoPortuguesdeSantiagodeLeondeRosmithal

10 dias para percorrer o Caminho Português de Santiago de Leon de Rosmithal - foto 1.jpg