Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

PÓVOA DE LANHOSO: GABINETE DE APOIO À PARENTALIDADE FINALIZA MAIS UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO “MAIS FAMÍLIA, MAIS JOVEM”

Formação Parental foto.jpeg

No passado dia 15 de junho, o Gabinete de Apoio à Parentalidade celebrou com o grupo de pais da Formação Parental a finalização do programa de formação "Mais Família, Mais Jovem". Esta formação, destinada a pais de adolescentes, decorreu na Escola Básica do Ave do Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso, entre os meses de fevereiro e junho.

A celebração teve lugar no Centro Interpretativo do Carvalho de Calvos e iniciou com a entrega dos certificados de formação pelo Vereador Ricardo Alves e pelo Diretor do Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso, Ângelo Dias.

Estes dois responsáveis valorizaram o empenho dos pais no processo de formação e salientaram a disponibilidade do Município e do Agrupamento de Escolas para manter estas ações de continuidade que resultam da articulação entre o Gabinete de Parentalidade do Município e as escolas do concelho.

Pais e os filhos tiveram, de seguida, a oportunidade de "Brincar em Família", usufruindo das atividades lúdicas no espaço do Centro de Interpretação do Carvalho de Calvos, proporcionadas pelas técnicas responsáveis daquele espaço e que a todos/as encantaram. Este encontro culminou com um piquenique convívio entre as famílias.

Na avaliação formal do processo de formação parental, os pais destacaram como maior benefício que retiraram da participação no programa a aprendizagem de estratégias para lidar com os filhos/as e para a melhoria do relacionamento com eles/as. Referiram também que "tomaram maior consciência de si próprios/as e aprenderam a lidar com os próprios sentimentos e a gerir as suas emoções". 

Também a partilha de experiências e de ideias foi considerada uma mais-valia, a par das ferramentas que adquiram para manter a calma, resolver conflitos e impor regras de forma mais eficaz e positiva.

A opinião geral foi unânime: esta experiência da formação foi enriquecedora e aportou uma forma totalmente diferente de lidar com os filhos, aumentando a confiança dos pais no seu papel parental.