PÓVOA DE LANHOSO É AUTARQUIA FAMILIARMENTE RESPONSÁVEL
Póvoa de Lanhoso já recebeu a distinção de Autarquias + Familiarmente Responsável
A Póvoa de Lanhoso já recebeu a distinção deste ano referente às Autarquias + Familiarmente Responsáveis. O Presidente da Câmara Municipal, Avelino Silva, recebeu a bandeira com palma (destinada às Autarquias que recebem o prémio por três ou mais anos consecutivos), em cerimónia que decorreu ontem, 29 de novembro, em Coimbra. A Autarquia Povoense vem recebendo este galardão desde 2010.
“Foi com orgulho que recebi este reconhecimento para a autarquia. As políticas sociais e de educação vão continuar a ser a nossa prioridade, sendo esta bandeira uma motivação acrescida, pois significa que estamos no caminho certo. O concelho está de parabéns, porque este é um trabalho de todos”, salienta o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Avelino Silva.
Esta distinção é atribuída todos os anos pelo Observatório das Autarquias + Familiarmente Responsáveis, que pretende acompanhar, galardoar e divulgar as melhores práticas das Autarquias quanto a responsabilidade familiar.
A Autarquia da Póvoa de Lanhoso tem apostado numa forte política transversal de apoio às famílias Povoenses. Em 2017, uma das medidas com mais impacto, o Naturalanhoso, já beneficiou 81 crianças. Trata-se de uma medida que alia o incentivo à natalidade à promoção do desenvolvimento do comércio local.
O subsídio de apoio ao pagamento das rendas de casa é outra das respostas sociais existentes, sendo que, apenas em 2017, têm sido beneficiados 106 agregados familiares.
A rede de Centros de Convívio, que já são oito, a formação parental, as bolsas de estudo e os prémios de mérito escolar; o apoio às famílias em períodos de férias escolares (Campo de Férias - Férias Ativas), o apoio social escolar; os transportes escolares; os cartões municipais; o Banco de Voluntariado e Loja Social; as Hortas Sociais; e o Serviço para a Promoção da Igualdade de Género são algumas das respostas proporcionadas pela Autarquia à comunidade.
A avaliação do Observatório das Autarquias + Familiarmente Responsáveis analisa aspetos ligados à política integrada de família, aos facilitadores de uma política familiarmente responsável e à responsabilidade social dentro da Autarquia.