Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

PÓVOA DE LANHOSO COMEMORA DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS

Câmara Municipal convida a assinalar Dia Internacional dos Museus (18 de maio)

A realização de uma Caminhada Noturna, a abertura de uma exposição de desenhos elaborados por crianças e a possibilidade de visitar gratuitamente a Torre de Menagem do Castelo de Lanhoso. É com estas três sugestões que a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso convida turistas e população a assinalar o Dia Internacional dos Museus, nesta sexta-feira, 18 de maio.

Castelo de Lanhoso - 5

Cerca de 240 pessoas já estão inscritas na Caminhada Noturna, que dará a conhecer parte do concelho sob uma perspetiva diferente. Sensivelmente a meio do percurso, os/as participantes serão convidados a visitar o Museu de Arte Sacra da Real Confraria de Nossa Senhora de Porto de Ave e a apreciarem a coleção de ex votos iluminados só com recurso à lanterna. Esta nova abordagem ao espaço museológico é uma forma de assinalar o Dia Internacional dos Museus. “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos” é o tema deste ano.

Amanhã, abre na Torre de Menagem do Castelo de Lanhoso uma exposição de desenhos elaborados por crianças que, no presente ano letivo, visitaram aquele monumento medieval. O resultado, patente nestes trabalhos, pode ser apreciado até ao dia 17 de junho de 2018, de Domingo a Quarta-feira, das 10h00 às 12h30 e das 14h30 às 17h30. Estas visitas guiadas resultaram do trabalho de articulação entre a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e a Rede de Bibliotecas Escolares da Póvoa de Lanhoso.

A última proposta para assinalar o Dia Internacional dos Museus é a possibilidade de visitar gratuitamente o Núcleo Museológico do Castelo de Lanhoso. Em 2017, cerca de 13 mil e 600 visitantes partiram à descoberta daquele local, por isso, esta é uma oportunidade a não perder. De acrescentar que, num outro âmbito (por ocasião da peregrinação arciprestal em honra de Nossa Senhora do Pilar), no próximo domingo, dia 20 de maio, também haverá visitas gratuitas.

Santuário Porto D'Ave em Taíde