Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

PÓVOA DE LANHOSO APRESENTA "CRÓNICAS, MEMÓRIAS & OUTRAS HISTÓRIAS"

“Crónicas, Memórias & Outras Histórias” em exposição no Theatro Club

“Crónicas, Memórias & Outras Histórias” é como se designa a exposição que chega à Galeria do Theatro Club da Póvoa de Lanhoso no próximo dia 12 de março, no âmbito do programa das Festas de S. José.

Esta mostra, que conta com distintos contributos individuais e coletivos, pode ser visitada até ao próximo dia 20 de março, sendo que nela podem ser encontrados objetos como relógios, instrumentos musicais, canetas, cartas e o rascunho de um poema de amor, joias, fotografias, livros e jornais, de entre muitos outros.

Nas palavras do comissário desta exposição - dividida em 12 momentos distintos intitulados “A Arte de…”-, o historiador e investigador Povoense José Abílio Coelho, esta mostra tem duas vertentes diferentes.

Por um lado, “pretende mostrar às pessoas que a visitarem, àqueles que são naturais da Póvoa de Lanhoso e aos que cá vierem assistir às Festas, aquilo que são as nossas joias mais raras, mais difíceis de encontrar, porque resolvemos mostrar pequenas peças que são joias raras da nossa gente, relógios que vieram do Brasil, canetas…”, explica o investigador, salientando que “vai-se perdendo ao longo dos tempos muito daquilo que foi a vida privada e hoje a história da vida privada está muito valorizada por grandes historiadores mundiais e nós temos vindo a perder um pouco essas tradições”.

Por outro lado, destaca José Abílio Coelho, a Câmara Municipal inaugurou o Centro Interpretativo Maria da Fonte, um Centro que pretende constituir-se como um centro de investigação e de divulgação da história da Póvoa de Lanhoso focada na história da Maria da Fonte”, pelo que, pretende-se igualmente “apelar às pessoas que, muitas vezes, têm em casa pequenas coisas a que não dão valor, mas que para nós, investigadores e historiadores, são de extrema importância para arquivarmos e para ficarmos a conhecer ainda mais profundamente a história da nossa terra, em particular dos sécs. XIX e XX”, transmitindo-lhes que já existe um espaço para acomodar e mostras essas peças, que vão constituir novas “Crónicas, Memórias & Outras Histórias”.

É, sem dúvida, uma exposição a não perder aquela que foi escolhida para apresentar no decorrer das mais importantes Festas da Póvoa de Lanhoso, as Festas Concelhias em Honra de S. José.

“Crónicas, Memórias & Outras Histórias” pode ser apreciada de terça a sexta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30 e aos sábados e domingos das 15h00 às 18h00.