Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

PORTUGUESES NO CANADÁ (WINNIPEG) REALIZAM BANQUETE DA PÁSCOA

  • Crónica de Tito de Morais

A comunidade portuguesa residente no Canadá, realiza mais uma vez cerimónias da Páscoa, onde para além de actividade religiosa também a gastronomia está incluída no programa. Assim, na cidade de Winnipeg, capital da província de Manitoba, o Centro Português Casa do Minho, liderado por Sammy Sousa, de Ponte de Lima, realiza no Domingo 31 do corrente, o Banquete da Páscoa. Trata-se de um convívio á mesa, limitado ao espaço da sede da coletividade, cuja ementa compreenderá uma canja de galinha e Bacalhau á Brás, entre outras iguarias.

Recorde-se, que a Casa do Minho de Winnipeg, tem realizado este ano vários eventos gastronómicos como:o Jantar Minhoto com Bacalhau á Braga (ou à Narcisa); a Feijoada Minhota, o Domingo Gordo com Carne Alentejana, a Massa à Portuguesa com Bacalhau desfiado, e agora, o  Banquete pascal.

Sobre a sede desse centro cultural português, informemos que se situa nas chamadas pradarias canadianas. Manitoba, é um território que faz fronteira com os Estados Unidos da América, os estados de Dakota do Norte e do Minnesota.

No âmbito da promoção da cozinha tradicional portuguesa, a Casa do Minho de Winnipeg, pretende ainda realizar mais eventos similares. Em estudo está um almoço com Sarrabulho á Moda de Ponte de Lima, animação cantares populares, e uma outra actividade com vinhos brancos e tintos.

Banquete da Páscoa.jpg