Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

PORTUGAL E A INGLATERRA CELEBRAM 650 ANOS DOS TRATADOS DE LONDRES E DE TAGILDE (VIZELA)

O Presidente da República foi recebido, no Palácio de Buckingham, em Londres, pelo Rei Carlos III, por ocasião da celebração do 650.º aniversário da Aliança Luso-Britânica.

Os dois Chefes de Estado receberam honras militares através de uma Guarda de Honra conjunta de militares britânicos da Companhia Nijmegen dos “Grenadier Guards” e militares portugueses dos três ramos das Forças Armadas. Após a execução dos hinos nacionais pela “The Band of the Welsh Guards”, os dois Chefes de Estado passaram revista à Guarda de Honra.

CapturarTAGILDE1 (7).JPG

O Presidente da República e o Rei Carlos III estiveram presentes na Cerimónia comemorativa dos 650 anos dos Tratados de Tagilde e de Londres celebrada na Queen’s Chapel, no Palácio de St. James, em Londres.

Os dois Chefes de Estado, que viajaram juntos do Palácio de Buckingham, foram recebidos por alas militares dos dois países na entrada da Queen’s Chapel, capela que foi frequentada pela Rainha Catarina de Bragança e cujo brasão, uma combinação das armas de Portugal e do Reino Unido, se encontra por cima do altar e na galeria.

O Serviço de Ação de Graças, que incluiu leituras em inglês e português, terminou com a execução dos dois Hinos Nacionais, pelo Coro da Capela Real de Sua Majestade e pelo Coro do Queen’s College Oxford. No final, o Presidente da República e o Rei Carlos III observaram uma cópia original do Tratado de Paz, Amizade e Aliança, assinado em 1373, que compromete as duas nações a uma “paz perpétua, amizade e aliança”, e que esteve exposto durante a cerimónia.

CapturarTAGILDE2 (3).JPG

CapturarTAGILDE3 (3).JPG

CapturarTAGILDE4.JPG

Fonte e fotos: Presidência da República

800px-Monumento_Evocativo_da_Aliança_Portugal_Ing

O Tratado de Tagilde foi celebrado a 10 de julho de 1372 e deu início à Aliança Luso-Britânica cujas comemorações dos seus 650 anos se iniciaram no ano passado.

Foi em Tagilde que o Rei D. Fernando I de Portugal firmou com o Duque de Lencastre, filho do rei Eduardo III de Inglaterra, um tratado de ‘amizades e alianças para sempre duradouras’ em que prometeram serem ‘bons, leais e verdadeiros amigos para sempre e que se amassem bem e verdadeiramente e que em nenhum tempo fossem um contra o outro, nem contra seus reinos, sucessores ou herdeiros’ (Tratado de Tagilde, Artigo Primeiro, 1372).

Outrora pertencente ao município de Guimarães, Tagilde foi uma freguesia do concelho de Vizela, tendo passado desde a reorganização administrativa de 2013 a integrar a freguesia de Tagilde e Vizela (São Paio).

Padrão tratado tagilde (2).JPG