Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

PORTA DO MEZIO EM ARCOS DE VALDEVEZ RECEBE ASTROFESTA 2016

Onze longos anos depois, a Astrofesta nacional volta ao norte do país, nomeadamente à Porta do Mezio, entrada do Parque Nacional da Peneda-Gerês, em Arcos de Valdevez, entre os dias 5 a 7 de Agosto.

astrofesta.png

Iniciativa, em 1994, do então Museu de Ciência da Universidade de Lisboa, e que tem vindo a partilhar (desde 2003) a organização com o Centro Ciência Viva de Constância, a Astrofesta é um evento nacional promovido com a intenção de atrair públicos, em período de férias, para convívios em redor das ciências relacionadas com a Astronomia, nos quais se incluem observações astronómicas, mostras de equipamentos e palestras apresentadas por astrónomos amadores e profissionais.

Simultaneamente, deseja-se promover uma espécie de “turismo científico”, levando as várias centenas de participantes a diversos lugares do país onde, com os habitantes locais, se partilhem conhecimentos e o gosto pela participação em eventos em torno de temas científicos abordados de forma descontraída, em grupos de amigos ou familiares.
AS 22 edições já revelaram efeitos não só no interesse manifestado no acesso a bibliografias, cursos de iniciação, assistência a palestras, conferências e projeções de filmes e, muito especialmente, na implementação de grupos ou clubes de ciências, em Escolas e coletividades de cultura e recreio.
Acredita-se que a realização das Astrofestas em lugares diversificados do país tem beneficiado as localidades onde ocorrem, não só na perspetiva cultural como na procura de serviços de hotelaria e restauração, na motivação dos participantes a voltarem noutras ocasiões e ainda em eventuais incentivos para que, posteriormente, alguns dos residentes se proponham desenvolver atividades semelhantes.
A intenção de realizar a XXIII Astrofesta no norte do país baseia-se no facto de as anteriores terem sido efetuadas na região sul e alternar regiões de céu afetado por poluição luminosa (como aconteceu nas últimas edições), com locais de céu escuro, como se espera encontrar para este ano de 2016.
É habitual convidar para a Astrofesta, não só entidades oficiais como investigadores portugueses a trabalhar no estrangeiro, promovendo assim a divulgação da localidade bem como o contacto entre amadores de astronomia e astrónomos profissionais e astrofísicos.
De acordo com a tradição de escolher um fim-de-semana entre meados de julho e finais de agosto - e por ocasião da fase lunar de Quarto Crescente - a Astrofesta 2016 decorrerá nos dias 5, 6 e 7 de agosto.