Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

PORQUE NÃO SE PRESERVAM OS FARÓIS DO PORTINHO DE VILA PRAIA DE ÂNCORA?

Quais “sentinelas do mar”, os faróis do Portinho de Vila Praia de Âncora constituem já um dos ex-líbris de Vila Praia de Âncora. Embora sem utilidade prática, eles fazem parte do património da região e constituem um elemento que faz parte integrante da comunidade piscatória e da população ancorense em geral.

O seu interesse turístico e patrimonial está aliás, bem patente na sua reprodução nas lembranças do turismo que constitui porventura a maior fonte de receitas da localidade de Vila Praia de Âncora. De resto, o próprio site oficial da Câmara Municipal de Caminha refere-se àquelas peças nos seguintes termos: “A réplica do farol existente do Portinho de Vila Praia de Âncora é uma das peças decorativas mais representativas e mais procuradas deste tipo de artesanato.”

Com a sua desativação, foram inicialmente substituídas as lanternas mas os faróis acabaram por serem mantidos intactos no local onde sempre se encontraram, a indicar o enfiamento da barra do portinho que, durante muitas décadas, foi responsável por várias tragédias e momentos de angústia dos pescadores locais.

Porém, nos últimos tempos temos vindo a assistir ao desmantelamento dos faróis do portinho de Vila Praia de Âncora, como bem documenta a foto que junto publicamos, da autoria do ancorense Fernando Oliveira, procurando registar o dia magnífico e soalheiro que hoje se fez sentir naquela terra.

Desconhece-se a autoria da má iniciativa, mas apela-se à Câmara Municipal de Caminha para que se preserve os dois faróis do portinho que são já património das gentes de Vila Praia de Âncora!