Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

PORQUE DEFENDO A PESCA SUSTENTÁVEL E ECONOMIA LOCAL DE VILA PRAIA ÂNCORA – CRÓNICA DE CARLOS SAMPAIO

459693490_2301589506843309_7396667013712998052_n.jpg

Somos uma vila com forte tradição pesqueira, e a pesca desempenha um papel importante na economia local.

Temos cerca de uma dezena e meia de embarcações de pesca sustentável que empregam, direta e indiretamente, mais de 200 pessoas.

Vila Praia de Âncora também conta com um mercado de segunda venda de peixe, que gera emprego para dezenas de pessoas, tanto de famílias de pescadores quanto da comunidade piscatória.

Os nossos pescadores levam o peixe capturado do nosso mar à lota de Vila Praia de Âncora e, posteriormente, compram o seu próprio peixe para ser vendido no mercado de segunda venda de peixe. As bancas de peixe têm o nome dos barcos para facilitar ao consumidor saber qual o mestre que capturou pescado, economia local sustentável.

A pesca artesanal sustentável em VP Âncora é uma pesca realizada em pequena escala, com o objetivo de respeitar o equilíbrio ambiental e garantir que os recursos pesqueiros sejam preservados para as gerações futuras. Esta prática é fundamental para a preservação dos recursos naturais, a manutenção da biodiversidade marinha e promover o bem-estar da comunidade piscatória que depende da pesca para sua subsistência.

As principais características da pesca sustentável em Vila Praia de Âncora são:

As técnicas de captura são escolhidas para minimizar o impacto sobre o ecossistema marinho, evitando a captura acidental de espécies não-alvo.

A pesca artesanal utiliza normalmente barcos menores e tecnologias menos agressivas, o que reduz a emissão de poluentes e os danos físicos ao ambiente marinho.

Para garantir a sustentabilidade, as comunidades que praticam a pesca artesanal respeitam os períodos de defeso, que são momentos do ano em que a pesca é proibida para permitir a reprodução das espécies.

O peixe capturado de forma sustentável tende a ser de melhor qualidade, pois é frequentemente mais fresco.

A pesca artesanal está vinculada ao consumo local ou regional, o que reduz as emissões de carbono relacionadas ao transporte e incentiva a economia local.

A sustentabilidade na pesca artesanal é frequentemente promovida por uma forte relação entre as comunidades e os ecossistemas marinhos, resultando em práticas de manejo mais conscientes e responsáveis.

Pesca sustentável e o apoio à economia local são fundamentais para garantir o bem-estar social, econômico e ambiental da região.

459736653_2301589543509972_706606085504050329_n.jpg