PONTE DE LIMA: UTILIZAÇÃO DE TRATORES É DESACONSELHÁVEL NOS TERRENOS ÍNGREMES DO ALTO MINHO
A notícia é recente: “Um homem morreu esta tarde na sequência de um despiste de trator na freguesia de Cabração, em Ponte de Lima. Ao local acorreram os Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima, a SIV de Ponte de Lima e a VMER do Alto Minho. A GNR tomou conta da ocorrência.” – Fonte: Alto Minho TV
Quem conhece os relevos orográficos da nossa região com as suas leira íngremes e em socalcos que fazem lembrar o Tibete como sucede com a aldeia de Siltelo em Arcos de Valdevez, sabe de antemão o perigo que representa o emprego de tratores nesse meio rural. Tal como a notícia tragicamente documenta, os acidentes com estes veículos são geralmente fatídicos. Ao contrário do que sucede com os veículos de tração animal, vulgo carro das vacas.
Não obstante, existe quem no conforto dos seus gabinetes e distante da realidade da vida, insista em apregoar as virtualidades da abolição do uso dos veículos de tração animal como se os mesmos representassem a maior das malfeitorias, preconizando a instituição de “santuários” para as nossas vaquinhas. A proposta do PAN é disso exemplo e a notícia que acabamos de publicar a demonstração clara da ignorância dessa gente.