Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

PONTE DE LIMA RECEBE CONGRESSOS INTERNACIONAIS DE PARQUES E JARDINAGEM

World Urban Parks em Ponte de Lima de 26 a 30 de maio

Ponte de Lima recebe o Congresso Mundial da World Urban Parks e o 9º Congresso Ibero-Americano de Parques e Jardins Públicos de 26 a 30 de maio, evento internacional que acontece durante a semana de inauguração do 11º Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima.

O Congresso Mundial da World Urban Parks resulta de uma parceria entre a IFPRA – International Federation of Parks and Recreation Administration, uma organização mundial e a Associação Espanhola de Parques e Jardins Públicos - AEPJP que realiza o seu 9º Congresso Ibero-Americano de Parques e Jardins Públicos, realizando-se assim um único Congresso.

Este evento marca o nascimento da World Urban Parks, momento este que se traduz na transição da IFPRA para uma organização mundial de espaços verdes urbanos, que manterá como missão o contributo para um desenvolvimento mais harmonioso do território.

De destacar as temáticas do programa sobre a Conceção Inteligente; a Manutenção Inteligente e a Promoção Inteligente, a apresentar por congressistas considerados especialistas na área dos Parques, Espaços Verdes e Planeamento Urbano, oriundos de diversas nacionalidades, como Espanha, Colômbia, Moçambique, Estados Unidos da América, Austrália, Marrocos e Portugal.

Deste conjunto de oradores, referência para o Diretor Executivo da World Urban Parks, Dr. Digby Whyte, Drª Gloria Aponte Garcia, Dr. Peter Dalkeith Scott, Dr. Stephen A. Wolter, Dr. Saïd Zarrou, Dr. António Simão Jr., Drª. Tariana Torre, Dr. José Arrieta León e o Dr. Paulo Farinha-Marques.

O congresso contará ainda, com as apresentações orais e exposições de posters por participantes de vários países. China, Austrália, Turquia, Brasil e Suécia são alguns dos vários exemplos de culturas que vão marcar presença em Ponte de Lima nos últimos dias do mês de maio.

O número de inscrições no Congresso é limitado, no entanto o Município de Ponte de Lima deliberou aprovar descontos extraordinários a aplicar aos parceiros e participantes das autarquias locais portuguesas.

Com o alto patrocínio do Presidente da República Portuguesa, o Congresso tem confirmada a presença do 1º Ministro da Guiné Bissau, na cerimónia de abertura, no dia 26 de maio. Após este momento, está agendada a assinatura do protocolo de geminação da Região de Cachéu com a CIM - Comunidade Internacional do Alto Minho.

Em paralelo ao Congresso Mundial, realiza-se a 1ª Feira de Espaços Verdes que vai decorrer na área de exposição da Expolima, sendo de realçar ainda a abertura da 11ª edição do Festival Internacional de Jardins, na sexta-feira, 29 de maio, este ano subordinado à temática a “Água no Jardim”.

A Vila Mais Antiga de Portugal apresenta-se como um destino privilegiado de milhares de amantes dos jardins e da arte a estes associada, fazendo deste evento palco distinto de comunicação para questões globais, nomeadamente, do ambiente da sociedade.

Consulte o programa do Congresso em:

HTTP://CONGRESSO2015.CM-PONTEDELIMA.PT/?PAGE_ID=839.

Para mais informações ou outros esclarecimentos sobre o Congresso contacte: urbanparks@cm-pontedelima.pt ou consulte o site: http://congresso2015.cm-pontedelima.pt/