PONTE DE LIMA PREPARA-SE PARA FAZER ESTE ANO DAS FEIRAS NOVAS UMA DAS MAIS GRANDIOSAS DE SEMPRE! – FOTOS DE SÉRGIO MOREIRA & SÍLVIA MOREIRA
Ponte de Lima comemora 900 anos da atribuição do Foral por D. Teresa. As Feiras Novas – porventura uma das mais grandiosas e concorridas festas que têm lugar no Minho – deverão este ano serem as maiores de sempre.
As Feiras Novas de Ponte de Lima – assim designadas para se distinguirem das “feiras velhas” ou seja, do mercado medieval cujas origens perdem-se nos tempos e que pela primeira vez aparecem referidas na carta de foral atribuída por D. Teresa em 1125 – foram instituídas em 1826, por autorização do rei D. Pedro IV, em assentimento ao pedido feito pelos moradores da vila no ano anterior.
A partir de então, a tradicional festa em honra de Nossa Senhora das Dores passou a incluir três dias de feira, com as suas atrações e divertimentos, acrescentando a componente profana às habituais celebrações religiosas.
Nas Feiras Novas de Ponte de Lima não faltam as típicas rusgas e os cantares ao desafio, os ranchos folclóricos e os grupos de zés pereiras, cabeçudos e gigantones… o vinho verde jorra nas malgas e a alegria enche os corações!