Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

PONTE DE LIMA PREPARA CORTEJO ETNOGRÁFICO DAS FEIRAS NOVAS

Feiras Novas de Ponte de Lima. “Cortejo Etnográfico – 50 anos”. 13 de setembro / 16 horas

O Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, Nuno Vieira Brito e o Secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Miguel de Castro Neto, são os convidados de honra do Cortejo Etnográfico das Feiras Novas de Ponte de Lima, que se realiza no próximo sábado, 13 de setembro, a partir das 16 horas.

feiras_novas2014fv

Consideradas como sinónimo de folia e vividas por milhares de visitantes, as Feiras Novas contam ainda com a presença do conhecido ator/apresentador de televisão Fernando Mendes e do Locutor de Rádio António Sala.

Sob o lema “Cortejo Etnográfico – 50 anos”, o Cortejo inicia-se com o carro alegórico que assinala o cinquentenário desta mostra de cultura da Ribeira Lima. Os usos, costumes e tradições, as atividades agrícolas e ambientais e a indústria tradicional, são os motivos de cada apresentação, das vinte e quatro freguesias que participam na edição deste ano do Cortejo Etnográfico das Feiras Novas.

As maiores festas do concelho iniciam-se esta noite, quarta-feira, com a Arruada de Concertinas na Alameda de S. João até ao Largo de Camões, seguindo-se o espetáculo de videomapping Ponte de Lima - Luz, Som e Imagem", projeção tridimensional no largo de Camões, seguido da abertura oficial da iluminação e do tradicional Desfile de Concertinas.

O ribombar dos bombos, os grupos de Zés Pereiras, o som das concertinas, os concertos das Bandas de música filarmónica, o folclore, as tocatas, o fogo-de-artifício, os concursos pecuários, corrida de garranos e os cortejos, aliados à alegria e à espontaneidade do povo fazem a festa popular que atrai anualmente meio milhão de visitantes.