PONTE DE LIMA LEVA A LOURES OS MELHORES VINHOS VERDES PARA REGAR O ARROZ DE SARRABULHO COM ROJÕES
Almoço limiano em Loures vai ser um festival de paladares
O almoço de arroz de sarrabulho com rojões à moda de Ponte de Lima vai ser acompanhado à escolha com o apaladado vinho verde loureiro e o vinhão da Casa da Cuca, de Moreira do Lima, vinhos verdes da Adega de Ponte de Lima e reservas do afamado restauranto “Sonho do Capitão”, da Correlhã. Estes vinhos que vão ser amanhã servidos em Loures, encontram-se entre os melhores e mais apreciados do Minho!
A Casa da Cuca é uma empresa de Turismo Rural situada na freguesia de Moreira do Lima, concelho de Ponte de Lima, que se dedica a animação rural e alojamento. Por seu turno, o restaurante “Sonho do Capitão” é uma das mais requintadas unidades hoteleiras de Ponte de Lima. A Adega de Ponte de Lima foi fundada em 1959, contando actualmente com cerca de 2000 associados e uma produção anual de cerca de 6 milhões de litros de vinho.
O arroz de sarrabulho é uma das mais ricas especialidades da cozinha portuguesa em geral e minhota em particular. Um autêntico manjar próprio dos deuses!
Ao invés das papas de sarrabulho que são feitas à base de farinha de milho, aqui impera o arroz como a própria designação indica.
Casa da Cuca, em Moreira do Lima
Desde a perna do porco às belouras, do chouriço verde às farinhotas e outros aromas e delícias de fazer crescer àgua na boca, o porco compromete-se na elaboração deste magnífico prato. As carnes são temperadas com louro, cravinho e noz-moscada, sal e pimenta e, no final, com os cominhos que lhe conferem um paladar muito peculiar e único. As carnes, depois de cozinhadas e desfiadas, juntam-se ao arroz e vão de imediato à mesa.
Por sua vez, a alheira de galo, especialidade produzida pela Minho Fumeiro, situada na Correlhã, no concelho de Ponte de Lima, e já galardoada com a medalha de ouro no concurso da Feira Nacional da Agricultura, em Santarém, é justamente considerada a “melhor das melhores” alheiras do país.
Com baixo teor de sal e calorias, contendo apenas 13 gramas de gordura e 14 gramas de proteína, a sua confecção possui alguns segredos que vão do pão amolecido no caldo da cozedura das carnes de galo até aos temperos.
E porque onde há Minho há alegria e tradição, lá estará o Grupo Folclórico Verde Minho para animar o evento com as mais alegres rapsódias do folclore do Alto Minho.
Por sua vez, entendendo que o folclore ou seja, a sabedoria popular não se restringe ao canto e à dança mas abrange todos os aspectos da vida social, incluindo nela a própria gastronomia, o Grupo Folclórico Verde Minho juntou esforços com aquela Confraria Gastronómica para em Loures – às portas da capital do país! – dar a conhecer a Alheira de Galo e o Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima.
- Venham, pois, provar o nosso património!
Restaurante "Sonho do Capitão", na Correlhã