Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

PONTE DE LIMA INAUGURA EXPOSIÇÃO SOBRE O CAMINHO PORTUGUÊS DE SANTIAGO E A RELAÇÃO COM A FEIRA MEDIEVAL

exposicao_caminhos_banner_1200x628_1_1024_800.jpg

Inaugura a 4 de Abril, às 19h00, na Galeria da Torre da Cadeia Velha, a exposição "Caminhos: O Caminho e a Feira", promovida pela Asociación de Amigos e Amigas do Camiño Portugués a Santiago, em parceria com o Município de Ponte de Lima.

A exposição explora as relações entre a feira de Ponte de Lima e o movimento de peregrinação a Santiago de Compostela, que no Caminho Português tinha passagem quase obrigatória pela vila de Ponte de Lima.

A Rainha D. Teresa, no ano de 1125, outorgou carta de foral ao lugar de Ponte, e nele fez referência à feira, protegendo os habitantes da vila e os homens que de qualquer terra viessem à feira e dela regressassem.

Passaram séculos e a feira manteve sempre o mesmo local. Os costumes, os direitos e as mercadorias foram alterando-se, adaptando-se à mudança dos tempos, mas a feira, que acontece a cada 15 dias, nunca perdeu a sua identidade.

Os peregrinos que passam por Ponte de Lima rumo a Santiago de Compostela, hoje como no passado, atravessam a feira, numa comunhão quase impercetível. São eles, também, parte da identidade da feira.

A exposição apresenta composições com fotografias do Conde de Aurora e de Xulio Gil, e pinturas de J. Maria Barreiro, Alex Vazquez, Martina Bugallo, Amelia Palacios, Antón Sobral, Kuqui Pazos, Sergio Ribeiro e da pintora limiana Ana Rego.

A exposição estará patente na Galeria da Torre da Cadeia Velha até 4 de Maio, podendo ser visitada todos os dias, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.