Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

PONTE DE LIMA EVOCA CARDEAL SARAIVA

Município de Ponte de Lima promove quarta conferência de tributo a Cardeal Saraiva

O Município de Ponte de Lima promove a quarta conferência de tributo a uma das figuras maiores da história local – o insigne Cardeal Saraiva – no próximo dia 21 de outubro, pelas 19h00, no auditório da Biblioteca Municipal de Ponte de Lima. Orientada por Afonso Moreira da Rocha, investigador do Centro de Estudos do Pensamento Português da Universidade Católica, a comunicação intitulada “O Cardeal Saraiva e o conflito entre o Estado e a Igreja na Revolução Liberal portuguesa” explora o envolvimento político do monge beneditino nos acontecimentos de 1820 que transformaram profusamente a sociedade e o Estado.

CARTAZ Conferência Afonso Rocha.jpg

A palestra, inserida nas comemorações dos 250 anos sobre o nascimento de D. Frei Francisco de São Luís Saraiva, permitirá conhecer a faceta patriótica e liberal da personalidade evocada e percorrer a sua brilhante trajetória na vida pública portuguesa.

 A próxima conferência – D. Frei Francisco de S. Luís e os estudos literários - orientada por Cândido Martins, está agendada para o dia 11 de novembro. Segue-se, a 02 de dezembro, Tensões e conflitos entre liberais e absolutistas no Alto Minho no tempo de Cardeal Saraiva, por Alexandra Esteves. Por seu turno, a comunicação Frei Francisco de S. Luís e o nosso tempo, de Oliveira Ramos, contínua sem previsão de data.

Sobre o conferencista:

Afonso Moreira da Rocha nasce em 1941 em Penafiel. Licenciado em Teologia pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, é mestre em Antropologia Teológica e doutor em Filosofia pela Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa. A residir no Porto, Afonso Rocha exerce funções de investigador residente no Centro de Estudos do Pensamento Português da Universidade Católica Portuguesa, dedicando-se sobretudo às áreas filosóficas da Metafísica, da Gnosiologia, da Antropologia e da Filosofia da Religião e a autores como o Padre António Vieira, Cardeal Saraiva, Sampaio Bruno, Pedro Amorim Viana, Teófilo Braga, Guerra Junqueiro, Leonardo Coimbra, Raúl Brandão, Fernando Pessoa, Delfim Santos, entre outros.

Com vários ensaios publicados em revistas, atas de congressos e obras coletivas, destacam-se da sua obra editada “O mal no pensamento de Sampaio Bruno: uma filosofia da razão e do mistério”, “Natureza, razão e mistério: para uma leitura comparada de Sampaio Bruno” e “O messianismo do ‘Quinto Império’ de Fernando Pessoa: uma filosofia da história ou uma filosofia da religião”.

Em 2011, Afonso Rocha vence o Prémio António Quadros, na área da Filosofia.

(Fonte: https://www.wook.pt/autor/afonso-rocha/614430)